Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > A importância da alimentação na escolha do hotel
Início do conteúdo da página

A importância da alimentação na escolha do hotel

Café da manhã é a cortesia mais valorizada, segundo pesquisa. A gastronomia brasileira também está entre os serviços turísticos mais bem avaliados (94%) pelos estrangeiros que visitam o Brasil
  • Publicado: Quinta, 24 de Abril de 2014, 08h18
  • Última atualização em Quinta, 24 de Abril de 2014, 07h55
Começar o dia em um hotel de turismo com um bom café da manhã é a cortesia mais valorizada pelos viajantes. É o que revela uma pesquisa online feita com mil turistas de diversas partes do globo. De acordo com o portal de serviços turísticos hotéis.com, que realizou o mapeamento, também foram citados estacionamento e o cafezinho na recepção do hotel. 
 
O resultado é uma boa notícia para a hotelaria brasileira. Por aqui, o café da manhã costuma ser farto e variado, além de boa parte das vezes estar incluído na diária do meio de hospedagem. A refeição se destaca pela variedade e produtos típicos da culinária regional, como cuscuz e a tapioca do nordeste; os queijos do sul do país; além do pão de queijo mineiro e uma grande variedade de frutas e sucos. “O café da manhã é aquele item de hospitalidade que mais aproxima o turista do meio que o hospeda. É um serviço que fideliza e conquista o viajante”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages. 
 
Em busca de informações sobre o perfil do viajante brasileiro e estrangeiro, o Ministério do Turismo realizou duas pesquisas de largo espectro.  A alimentação corresponde ao segundo maior investimento dos turistas brasileiros, cerca de 20,2% de seus gastos, mesmo com o café da manhã incluso em boa parte dos hotéis, de acordo com a Demanda Turística Doméstica. A alimentação é, também, o segundo item mais bem avaliado pelos viajantes brasileiros, atrás apenas das agências de viagem, em 13 itens analisados. Já entre os estrangeiros que visitam o Brasil, a gastronomia brasileira recebeu avaliação positiva de 94% dos entrevistados.

Clique aqui e ouça declaração de José Francisco Salles, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, sobre a importância da gastronomia para o turismo no país.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br
registrado em:
Fim do conteúdo da página