Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Ministério do Turismo lança plataforma de qualificação profissional
Início do conteúdo da página
Qualificação

Ministério do Turismo lança plataforma de qualificação profissional

Curso será realizado em ambiente online com carga horária de 80 horas/aulas. As inscrições para 2017 já estão abertas

  • Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 17h51
  • Última atualização em Sexta, 07 de Abril de 2017, 16h37

 Por Gabriel Fialho


Barraqueiros foram um dos públicos-alvo do projeto piloto. Crédito: Rodolfo Vilela

Os profissionais de turismo que atuam na linha de frente do turismo e que quiserem se qualificar terão uma nova oportunidade para complementar sua formação. O Ministério do Turismo publicou nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que institui o “Brasil Braços Abertos”. Trata-se de uma plataforma tecnológica de aprendizado à distância e em ambiente digital, com oferta de 80 horas de aulas online. As inscrições para 2017 já estão abertas e poderão ser feitas até 30 de setembro. A novidade foi apresentada pela Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, na reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), realizada na WTM Latin America, em São Paulo.

O aluno realizará o curso por meio de celular, tablet ou notebook e contará com videoaulas e jogos educativos. Os interessados podem acessar a plataforma pelo endereço brasilbracosabertos.turismo.gov.br. As aulas podem ser iniciadas logo após a inscrição e devem ser concluídas até o dia 30 de dezembro. Nos próximos anos, as inscrições deverão começar em 1º de março. Os secretários municipais também poderão realizar o cadastro pelo link (http://brasilbracosabertos.turismo.gov.br/município) e indicar um servidor efetivo para atuar como gestor do curso.

Teté Bezerra ressaltou a importância do engajamento dos secretários estaduais e municipais na adesão dos profissionais a esta iniciativa de qualificação “Estamos aproveitando nossa ação na WTM para lançar institucionalmente e apresentar a todos os secretários estaduais de turismo e dizer que cada município vai poder acessar o programa e levar qualificação para o país inteiro. É uma ferramenta importante para a melhoria na qualidade dos serviços, do atendimento e da fidelização do turista”, explicou.

O uso de ferramentas digitais vai ao encontro da estratégia do Ministério do Turismo e da tendência mundial de inovação do setor, conforme destacou Teté Bezerra. “A questão de trazermos inovação tecnológica para a qualificação é muito importante, faz parte do nosso Plano Nacional de Turismo.  Os interessados têm a possibilidade de  acessarem essa qualificação de uma maneira muito fácil e ágil, basta ter conexão com a internet”.

As iniciativas inovadoras se unem ao propósito da Organização Mundial do Turismo (OMT) e da Organização das Nações Unidas (ONU) que declararam 2017 como ano da sustentabilidade, eixo principal dos debates da WTM Latin America. “Propiciar o acesso universal à qualificação tem tudo a ver com a questão da sustentabilidade, tema colocado na discussão com a OMT e com os países vizinhos ao Brasil, que também mostraram que estão usando inovações tecnológicas”, comentou Teté Bezerra, que também esteve presente à reunião interministerial de países da América do Sul na WTM.

Ao final do curso, os profissionais poderão obter o certificado de conclusão pelo site do programa.

EXPERIÊNCIA - O canal “Braços Abertos” teve uma versão piloto durante os Jogos Rio 2016, que contou com a inscrição de 8,2 mil quiosqueiros, ambulantes, trabalhadores do setor de hospedagem e outros profissionais do setor. “Inicialmente ele foi pensado para quem já opera no turismo, mas que muitas vezes não tem a disposição de voltar para uma sala de aula para se qualificar. Assim, levamos a proposta de criação desse aplicativo e foi um sucesso. As pessoas aderiram se qualificaram e viram que de uma maneira lúdica, estimulante, conseguiram ter a qualificação devida. Ficamos felizes e agora disponibilizamos para todo o Brasil”, comentou Teté Bezerra.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página