Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Brasileiros estão entre os que mais usam smartphone para viajar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Brasileiros estão entre os que mais usam smartphone para viajar

País fica atrás apenas da China e da Tailândia em índice de turistas que usam o aparelho para organizar o passeio

  • Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2015, 17h42
  • Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2015, 17h42

 

Por Gustavo Henrique Braga*

Pesquisa do site TripAdvisor mostra que o smartphone é uma ferramenta cada vez mais usada pelos viajantes. De acordo com o estudo, 59% dos brasileiros são classificados como “viajantes conectados” – termo que define pessoas que usam o aparelho para planejar ou reservar a viagem. O Brasil fica atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%. Ao todo, foram conduzidas 44 mil entrevistas com turistas e representantes do setor hoteleiro em todo o mundo.

O levantamento identificou que 45% dos viajantes conectados costumam usar o smartphone para reservar atrações, 72%, para procurar restaurantes enquanto estão de férias e 34% esperam que as acomodações ofereçam check-in via dispositivos móveis. O estudo também mostra que os empresários brasileiros precisam investir mais nesse tipo de cliente, já que 61% dos público que pretende visitar o Brasil nos próximos 12 meses pertence à categoria viajantes conectados.

O TripAdvisor sugere que, para atender a este público, o hotel deve oferecer adaptadores, conversores e uma variedade de carregadores. Além disso, o investimento no desenvolvimento de aplicativos é fundamental, pois 45% dos Viajantes Conectados gostariam de usar aplicativos para fazer reservas enquanto estão viajando e 34% gostariam de fazer o check-in via dispositivo móvel. O problema é que apenas 16% dos hoteleiros no mundo oferecem essa ferramenta. Conforme a pesquisa, menos da metade (41%) dos hotéis brasileiros tem um site responsivo para smartphones.

As conclusões do TripAdvisor reforçam números de pesquisas do Ministério do Turismo relacionadas à importância crescente da internet para o setor. Segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional, quatro (37%) em cada dez turistas estrangeiros que desembarcam no Brasil usam a internet como principal fonte de informações sobre sua viagem.

Dos 204 milhões de brasileiros, 110 milhões têm acesso à internet e 96 milhões participam de redes sociais, segundo informações da consultoria internacional independente We Are Social. No mundo são 7,2 bilhões de pessoas, das quais 3 bilhões têm acesso à internet e 2 bilhões participam de redes sociais. Outro dado relevante: só em 2014, mais de 15 milhões de brasileiros compraram passagens pela internet, de acordo com o SPC Brasil. Esses números demonstram a vital importância das plataformas digitais para divulgação de destinos.

*Com informações do TripAdvisor

logo agência de notícias

registrado em:
Fim do conteúdo da página