Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Ministro participa da abertura do Festival de Turismo das Cataratas
Início do conteúdo da página

Ministro participa da abertura do Festival de Turismo das Cataratas


Henrique Alves reforçou o potencial da cidade e exaltou as belezas do destino. Segundo ele, parceria com países da tríplice fronteira pode estimular ainda mais as ações na região

  • Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2015, 07h49
  • Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2015, 18h26
 

Por Deborah Salles

O ministro do Turismo, Henrique Alves, participou da solenidade de abertura do 10º Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), na noite desta quarta-feira (17). O encontro segue até sexta-feira (18) e deve reunir mais de cinco mil profissionais ligados ao setor que buscam investir em negócios para fortalecer do turismo na região paranaense.

Festival de Turismo das Cataratas
Festival de Turismo das Cataratas. Foto: Marcelo Freire



Em seu discurso, Alves reforçou o potencial turístico da cidade e exaltou as belezas do destino, como as Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade; e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. “Pude conhecer exemplos bem-sucedidos de como nossos atrativos naturais podem transformar-se em geração de emprego”.

Alves ressaltou que o Brasil ocupa a primeira posição em recursos naturais entre 141 países avaliados pelo Fórum Econômico Mundial, e que é preciso tirar proveito, de maneira sustentável, desta vocação, “para que ela se transforme em vantagem competitiva e movimente a economia”. Segundo ele, a proposta é somar esforços com os países da tríplice fronteira (Argentina e Paraguai, além do Brasil) de modo a agregar novas experiências ao turista. “Vou investir nas áreas especiais de interesses turísticos em Foz do Iguaçu e nas demais cidades com potencial no meio ambiente,” disse Alves. A ideia é flexibilizar os tributos, facilitar o processo de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia em áreas específicas, de modo a criar condições atraentes aos investidores.

Foz do Iguaçu é uma das dez cidades brasileiras com o melhor nível de desenvolvimento turístico, de acordo com estudo de competitividade do Ministério do Turismo. De acordo com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a interação com países vizinhos “gera a oportunidade de desenvolver ainda mais o turismo brasileiro em nível internacional”, disse.

Na oportunidade, foram lançados dois vídeos de promoção internacional dos destinos Iguaçu e do estado do Paraná, um deles apresentado pela Secretaria de Turismo do Paraná e por uma . Estavam presentes na abertura a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo; o diretor geral da hidrelétrica de Itaipu, Jorse Samek; o presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Antonio Azevedo; o presidente da Federação Nacional de Turismo, Michel Tuma, o coordenador do Festival, Paulo Angeli, entre outros.

Ouça áudio em que o ministro Henrique Alves elogia a organização do Parque de Iguaçu e defende esforços entre países da tríplice fronteira pelo crescimento do turismo.

Saiba mais sobre o Festival de Turismo das Cataratas,

logo agência de notícias

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página