Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Como a tecnologia está mudando o turismo
Início do conteúdo da página

Como a tecnologia está mudando o turismo

Para ministro, compartilhamento e interatividade em tempo real geram impacto na viagem e potencializam sonho de viajar
  • Publicado: Sexta, 07 de Novembro de 2014, 12h12
  • Última atualização em Sexta, 07 de Novembro de 2014, 12h12

Vanessa Sampaio

Gramado, RS - As ferramentas digitais disponíveis e o engajamento online do turista está transformando o jeito de viajar e a maneira de prestar serviços do setor. Na conferência de abertura do Congresso Festuris, em Gramado (RS), na manhã desta sexta-feira (7), o ministro do Turismo, Vinicius Lages,  falou sobre os impactos das inovações tecnológicas no mercado e nas políticas públicas do governo federal para o turismo.

De acordo com Lages, além de fortalecer a demanda por experiências personalizadas, a propagação de temas de viagem em redes sociais cria uma forte agenda de promoção do turismo em tempo real. "O compartilhamento alimenta o sonho de outros turistas. Viajar é um desejo coletivo e o engajamento aumenta ainda mais esse desejo. Destinos, governos e trade devem trabalhar para entender melhor qual é o sonho de quem viaja e de quem pretende viajar", afirmou o ministro.

A importância do aparato tecnológico em viagens começa desde o planejamento: com a facilidade de acesso à informação - mapas, guias, aplicativos e sites colaborativos; com a simplificação de processos como o "check-in" por meio de dispositivos móveis, por exemplo; e com a possibilidade de antecipar  experiências, por meio do grande volume de imagens, relatos, plataformas de avaliação de serviços  e vídeos disponíveis em rede. "O governo está atento a isso. O investimento em canais de interatividade pode criar uma gestão pública mais próxima do cidadão e do turista", avaliou o ministro.

Dos 202 milhões de brasileiros, 62 milhões fazem pelo menos uma viagem por ano e 80 milhões ainda podem ingressar nesse universo, de acordo com o ministro. "A cultura da posse na sociedade da informação não faz mais sentido. A experiência tem cada vez mais valor", avalia.

O efeito da  tecnologia, ao invés de diminuir o desejo pelo deslocamento, estabelece novas formas e necessidades de interação com o mundo. "O turismo é a nova indústria  da felicidade. Ela tem capacidade de transformar o ser humano, e isso jamais vai ser colocado em xeque nem pela tecnologia, nem por qualquer outro tipo de desafio", analisou Lages.

O crescente impacto da tecnologia no processo de tomada de decisões do turista mobiliza o empresariado para que se mantenha atento a sua presença digital e à reputação de seus serviços e produtos. "Os ganhos para empresas e destinos realimentam esse ciclo: viajar, voltar satisfeito, compartilhar estórias, influenciar amigos e criar uma cultura de viagem", definiu o ministro.

Também participaram do painel de debates o presidente da Abracorp, Edmar Bull; o presidente do FOHB, Roberto Rotter; o presidente da Braztoa, Marco Ferraz; e o presidente da Abav-RS, Danilo Kehl. Os talk shows do Congresso Festuris continuam neste sábado (8), em Gramado (RS), ao longo da manhã, com temas voltados à inovação e criatividade no setor.

Ouça aqui trecho da conferência em que o ministro Vinicius Lages frisa a importância das redes sociais para a identificação dos anseios de turistas.

A 26ª edição da Festuris – Festival de Turismo de Gramado (RS), se divide entre as atividades da feira de negócios, do congresso, de workshops de capacitação e de salões de venda especializados em segmentos turísticos, com temas como sustentabilidade e parques temáticos, apontados como tendência de mercado. De acordo com os organizadores do evento são esperados cerca de 14 mil profissionais na cidade gaúcha de Gramado, que sedia o festival desde 1989. O Festuris ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, onde estarão expostas mais de duas mil marcas do setor, distribuídas em cerca de 400 estandes. A programação vai até domingo (9).

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página