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Regionalização do Turismo

Macroprograma que define as regiões turísticas como estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e gestão. A oferta turística regional adquire maior significância e identidade pela qualidade e pela originalidade capaz de agregar valor ao produto turístico.

Para saber mais sobre cada um dos programas do Ministério do Turismo acesse:

Plano Nacional de Turismo

Regionalização do Turismo

Propõe a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no país e se constitui no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo. É, dessa forma, um modelo de gestão de política pública descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios de flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões como estratégia orientadora dos demais macroprogramas, programas e ações do PNT.

Programa de Planejamento e Gestão da Regionalização

Integra um conjunto de projetos e ações relacionado ao planejamento das regiões turísticas nas 27 unidades federativas. Contempla desde atividades de articulação, sensibilização e mobilização até a elaboração e a implementação dos planos estratégicos das regiões turísticas. Tem efetiva atuação por meio da institucionalização de instâncias de governança regional, na formação de redes, na monitoria e na avaliação do processo de regionalização em âmbitos municipal, estadual e nacional.

principais ações
Inventário da Oferta Turística
Planejamento e Gestão Regional do Turismo
Estruturação e Gestão dos 65 Destinos Indutores
Gestão das Instâncias de Governança Regionais


Programa de Estruturação dos Segmentos Turísticos

Este Programa contribui, entre outros, para promover a ampliação e diversificação do consumo do produto turístico brasileiro, incentivando o aumento da taxa de permanência e do gasto médio do turista nacional e internacional. O que se pretende é apoiar o ordenamento e a consolidação dos segmentos turísticos, por meio da articulação e o fortalecimento de suas instâncias representativas e a padronização de referência conceitual, de modo a dar identidade a produtos turísticos, minimizar os efeitos da sazonalidade e aumentar e diversificar a oferta turística no mercado doméstico e internacional. Dentre as ações operacionais, o Programa prevê o fortalecimento institucional, a formação de redes, a estruturação, diversificação e qualificação da oferta turística, a realização de pesquisas e estudos de demanda, a promoção e apoio à comercialização e a disseminação contínua do conhecimento.

Os principais segmentos de oferta trabalhados pelo Programa são:

principais ações
Curso de Segmentação a Distância - EAD
Rede Cooperação Técnica para a Roteirização Turística
Economia da Experiência
Destinos Referência em Segmentos Turísticos


Programa de Estruturação da Produção Associada ao Turismo

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional do Turismo – PRODETUR tem o objetivo de assegurar o desenvolvimento turístico sustentável e integrado, proporcionar melhorias às condições de vida da população local, aumentar as receitas do setor e melhorar a capacidade de gestão da atividade em áreas de expansão e de potencial turístico.

principais ações
Apoio à diversificação da oferta turística por meio dos produtos associados
Valorização e divulgação dos produtos associados ao turismo
Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas


Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional do Turismo – PRODETUR

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional do Turismo – PRODETUR tem o objetivo de assegurar o desenvolvimento turístico sustentável e integrado, proporcionar melhorias às condições de vida da população local, aumentar as receitas do setor e melhorar a capacidade de gestão da atividade em áreas de expansão e de potencial turístico.

Integrante dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, é aplicado por meio de ações como a elaboração de planos diretores e o fortalecimento da gestão municipal, capacitação profissional e empresarial, estudos de mercado turístico nacional e internacional e planos de gestão ambiental e de marketing, além de intervenções em infraestrutura de transporte, de saneamento ambiental e de conservação de patrimônio histórico, entre outras realizadas com recursos de financiamento internacional.

principais ações
Ações do Prodetur
Passaporte Verde - Férias Sustentáveis