Script técnico que não afeta o conteúdo.

Planejamento e Gestão

Macroprograma que articula os diversos setores, públicos e privados, relacionados à atividade, no sentido de compartilhar e agilizar soluções, eliminar entraves burocráticos e facilitar a participação de todos os envolvidos no processo de crescimento do setor.

Para saber mais sobre cada um dos programas do Ministério do Turismo acesse:

Plano Nacional de Turismo

Planejamento e Gestão

O desenvolvimento do turismo impõe uma permanente articulação entre os diversos setores, públicos e privados, relacionados à atividade, no sentido de proporcionar compartilhamento, cooperação e integração das atividades da produção turística nas diferentes esferas de planejamento e gestão do turismo no País.

Implementação de Descentralização da Política Nacional de Turismo

Abrange as atividades relacionadas à formulação da Política Nacional de Turismo e a sistematização no Plano Nacional de Turismo. Há também a implementação, por meio de ações de apoio, do encaminhamento das recomendações do Conselho Nacional de Turismo e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.

Avaliação e monitoramento do Plano Nacional de Turismo

Integra as ações relativas ao acompanhamento, à avaliação de resultados e às sugestões para adequar os processos de planejamento e implementação da Política Nacional de Turismo, visando ao cumprimento das metas definidas no Plano Nacional de Turismo. O monitoramento e a avaliação do Plano devem avançar na consolidação de um sistema de indicadores para o turismo, de forma a promover sinergia nas ações do Ministério e de seus parceiros.

Relações internacionais

Engloba as ações ligadas ao desenvolvimento de relações institucionais com outros países e organizações internacionais e suporte à participação do Brasil em organismos multilaterais, como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O Departamento de Relações Internacionais (DRELT) do Ministério do Turismo busca fomentar as relações com outros países, paralelamente, ao fortalecimento das relações com organismos internacionais no âmbito do turismo.

principais ações
Relações Bilaterais
Relações Multilaterais
Outras ações