Script técnico que não afeta o conteúdo.

Informações e Estudos Turísticos

Macroprograma que visa a estruturar os destinos na  ótica  da  oferta  e  da  demanda, avalia impactos  socioeconômicos,  culturais  e  ambientais da atividade e auxilia na tomada de decisões, criando condições para o fortalecimento da sustentabilidade do setor.

Para saber mais sobre cada um dos programas do Ministério do Turismo acesse:

Plano Nacional de Turismo

Informações e Estudos Turísticos

Programa que trabalha a informação como ferramenta estratégica, tanto no que se refere à gestão programática para decisão dos investimentos junto aos destinos e aos mercados internos e internacionais quanto ao próprio funcionamento da cadeia produtiva. Nesse sentido, é necessário um programa contínuo, que não só pesquise a estruturação dos destinos na ótica da oferta e da demanda, mas que constitua um sistema que possibilite a avaliação dos impactos socioeconômicos, culturais e ambientais da atividade e auxilie na tomada de decisões, criando condições para o fortalecimento da sustentabilidade do setor.

Sistema de Informações do Turismo

Engloba as ações relativas à realização e à disseminação de estudos e pesquisas sobre o turismo tanto da área pública quanto da área privada. No âmbito dessas ações, destaca-se a formação de um banco de dados de indicadores de turismo a partir dos registros administrativos compilados, como a entrada de estrangeiros, desembarque de passageiros, receita cambial e ocupação hoteleira, entre outros.

Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro

Propõe a avaliação da oferta turística nos diversos meios, em nível nacional e internacional. O programa tem como função, estudar a perspectiva da internacionalização da oferta turística brasileira, propondo ações voltadas para a exportação e o aumento da presença comercial dos serviços turísticos brasileiros no exterior.