Script técnico que não afeta o conteúdo.

Fomento à Iniciativa Privada

Macroprograma que atua em duas vertentes consideradas de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do setor: a promoção de investimentos nacionais e internacionais e o incentivo à oferta de instrumentos de crédito e financiamento.

Para saber mais sobre cada um dos programas do Ministério do Turismo acesse:

Plano Nacional de Turismo

Fomento à Iniciativa Privada

O incremento das parcerias estabelecidas com os bancos públicos federais, com o intuito de promover e divulgar as condições dos serviços financeiros e do crédito, estimulando e direcionando formas inovadoras de acesso aos recursos, constitui a base referencial para o desenvolvimento dos negócios do setor. O incentivo para construção e modernização de equipamentos do turismo dar-se-á não só por meio da oferta de novas linhas de crédito, mas também pela identificação e pelo cadastramento de projetos atrativos nas regiões e nos destinos turísticos, para divulgação a potenciais investidores no Brasil e no exterior.

Programa de Atração de Investimentos

Compreende as ações de fomento e mobilização da iniciativa privada na execução das políticas de desenvolvimento do turismo, promovendo a captação e o estímulo aos investimentos nacionais e internacionais. O programa coordena os trabalhos de prospecção e divulgação de oportunidades de investimentos no País, em sintonia com as ações dos demais macroprogramas do Plano Nacional de Turismo, as instituições públicas e as entidades do setor privado.

Programa de Financiamento para o Turismo

Por meio de parcerias com os agentes financeiros federais, o programa cuida das ações de desenvolvimento e adequação de linhas de crédito e de outros instrumentos voltados para o financiamento ao turista e às empresas do turismo. A criação de novas linhas de crédito adequadas às atividades do setor, conjugada com melhorias nas condições dos financiamentos existentes, torna os produtos e serviços financeiros disponibilizados pelos bancos públicos federais mais acessíveis aos prestadores de serviços turísticos.

Linhas de Crédito para o Turismo

Fruto de parcerias entre o Ministério do Turismo e os bancos públicos federais, o setor conta com importantes instrumentos de crédito para apoiar projetos da cadeia produtiva do turismo. Lastreadas com recursos de fundos e programas oficiais, as linhas oferecem recursos para implantação, ampliação ou modernização de empreendimentos turísticos no País. As operações de crédito são conduzidas pelos agentes financeiros federais Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

principais ações
Linhas de Crédito para o Turismo