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Publicações

Tenha acesso às publicações produzidas pelo Ministério do Turismo.

Diario da copa - 2014

Diario da copa - 2014

Os principais momentos da Copa do Mundo estão reunidos no Diário da Copa, publicação do Ministério do Turismo que traz um resumo desses relatos em forma de diário, com destaque para ações de generosidade e hospitalidade dos brasileiros.

Boas Práticas em Turismo

Boas Práticas em Turismo

A publicação “Boas Práticas em Turismo” reúne 11 ações e projetos que promoveram benefícios à atividade nos destinos turísticos em que foram implementados, ou em seu entorno. O levantamento desses casos foi realizado durante a pesquisa de campo da 6ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional.

Conheça o país de Norte a Sul

Conheça o país de Norte a Sul

Nunca foi tão facil viajar pelo Brasil. E nossas cinco regiões tem muito mais a oferecer do que você imagina!

Programa de Regionalização do Turismo

Programa de Regionalização do Turismo

Conheça a cartilha do programa de regionalização do turismo, estruturado pelo Plano Nacional de turismo 2013-2016.

Índice de Competitividade do Turismo Nacional

Índice de Competitividade do Turismo Nacional

O Relatório Brasil 2014 é a 6ª edição do Índice de Competitividade, um diagnóstico do turismo no país, que possibilita um planejamento por parte dos gestores públicos pelos resultados levantados em suas 13 dimensões, bem como pela série histórica que se forma desde 2008.

Premiação Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores

Premiação Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores

Com o intuito de que se tornem públicas, reconhecidas e replicadas por outros destinos turísticos, conheça a seguir os relatos das melhores práticas vencedoras dos 65 Destinos Indutores.

Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro

Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro

A pesquisa de Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro, realizada pelo Ministério do Turismo, consiste em um levantamento estratégico para a formulação de ações e políticas de divulgação do turismo.

Planos Nacionais

Planos Nacionais

A Política Nacional de Turismo apresenta as orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil para os próximos anos. Acesse o PNT 2013-2016 ou os planos anteriores.  

Proposta Estratégica de Organização Turística - Copa 2014

Proposta Estratégica de Organização Turística - Copa 2014

Estudos realizados, em parceria com a FGV, nas 17 cidades candidatas a abrigar jogos da Copo do Mundo de 2014 sob sete aspectos: serviços e equipamentos turísticos, qualificação, marketing, gestão pública e governança, sustentabilidade, acesso e infraestrutura.

Revista Roteiros do Brasil

Revista Roteiros do Brasil

A revista Roteiros do Brasil reúne 94 oportunidades de viagem pela diversidade da cultura, gastronomia e paisagens do nosso país. A identificação desses roteiros é resultado do processo de evolução e amadurecimento do mercado turístico nacional, dos órgãos oficiais de turismo e deste Ministério.

Planos de Marketing

Planos de Marketing

Os Planos de Marketing permitem avaliar as ações de divulgação do turismo e, na versão mais atualizada, propõem medidas reformuladas para alcançar melhores resultados.

Módulos Operacionais do Programa de Regionalização

Módulos Operacionais do Programa de Regionalização

Trata-se de direcionamentos para promover o desenvolvimento regionalizado, propiciando a integração de todos os setores econômicos e sociais em prol de um objetivo comum: melhorar a qualidade de vida das populações e dinamizar a economia do País.

Inventariação Iventário de Oferta Turística

Inventariação Iventário de Oferta Turística

Compreende o levantamento, a identificação e o registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos, além da infraestrutura de apoio ao turismo, como instrumento base de informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística.

Série Caminhos do Futuro

Série Caminhos do Futuro

Coleção de manuais lançada pelo Ministério do Turismo com o objetivo de educar a sociedade para o setor.

Qualificação Profissional

Qualificação Profissional

Manuais para o empresariado e guias de aperfeiçoamento profissional foram elaborados para melhorar a qualidade e a segurança dos serviços turísticos, e a gestão sustentável dos estabelecimentos envolvidos.

Relatórios e Estudos de Mercado

Relatórios e Estudos de Mercado

Para melhor avaliação do Turismo brasileiro, em alguns cenários, foram realizados estudos de mercado e relatórios acerca do seu desempenho.

Guia Brasileiro de Sinalização Turística

Guia Brasileiro de Sinalização Turística

O Manual de Sinalização apresenta meios para se garantir a eficiência e a segurança do sistema viário para os usuários das vias urbanas e rurais, direcionando-os e auxiliando-os a atingir os destinos pretendidos.

Estudos de Competitividade do Turismo Brasileiro - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Estudos de Competitividade do Turismo Brasileiro - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Os Estudos de Competitividade e Estratégia Comercial visam a construir um marco teórico que contribua para a reflexão dos agentes turísticos brasileiros futuro do turismo em nosso país.

Cadernos e Manuais de Segmentação

Cadernos e Manuais de Segmentação

O Ministério do Turismo, profissionais e instituições especializados na área elaboraram cadernos, manuais e estudos que conduzem as segmentações do turismo brasileiro e indicam a realidade do setor. Para outras informações, ligue para a Central de Atendimento: 0800 606 8484.

Turismo de Base Comunitária

Turismo de Base Comunitária

Apresenta os marcos conceituais e as práticas de turismo de base comunitária no Brasil. Contempla uma coletânea de artigos de uma apresentação dos projetos apoiados pelo Ministério do Turismo.

Dinâmica e Diversidade do Turismo de Base Comunitária

Dinâmica e Diversidade do Turismo de Base Comunitária

Propõe uma reflexão sobre a trajetória do Ministério do Turismo para apoiar as experiências de Turismo de Base Comunitária, tendo em vista a importância do desenvolvimento local do turismo e a oportunidade de promover a inserção de atores sociais e econômicos que assumam papel ativo na organização da oferta de produtos e serviços em destinos turísticos.

Turismo Acessível

Turismo Acessível

O Ministério do Turismo trabalha o Turismo Acessível no âmbito do Turismo Social, ou seja, de forma transversal a todas as políticas desta Pasta Ministerial. A visão do MTur é que o Turismo seja uma via de inclusão, entendendo que o turismo social é uma forma de turismo acessível a todos os cidadãos em seus tempos livres, sem discriminação de acessos de qualquer natureza.

Manual de Orientações: Turismo e Acessibilidade

Manual de Orientações: Turismo e Acessibilidade

O Ministério do Turismo produziu este documento a partir do Manual de Recepção e Acessibilidade de Pessoas com Deficiência a Empreendimentos e Equipamentos Turísticos publicado pela Embratur em 2001 e de acordo com a legislação brasileira e Normas Técnicas – ABNT.

Cartilha de Acompanhamento, Fiscalização e Avaliação de Convênios

Cartilha de Acompanhamento, Fiscalização e Avaliação de Convênios

A Cartilha de Acompanhamento, Fiscalização e Avaliação de Convênios apresenta aos servidores, de forma simples e objetiva, os procedimentos necessários para a fiscalização do uso dos recursos públicos federais, visando a sua correta aplicação e o aprimoramento da gestão.

Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014

Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014

O Documento Referencial Turismo no Brasil foi construído pelas principais entidades e do turismo nacional para apresentar uma avaliação sobre o dinamismo do setor dentro do ambiente econômico nacional e internacional e se antecipar aos principais desafios que a iniciativa pública e a privada terão para preparar o turismo brasileiro para a Copa do Mundo de 2014.  

Orientações para a Proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais

Orientações para a Proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais

Fornece orientações práticas e objetivas para a apresentação de Projetos Turísticos e Culturais de Cunho Ferroviário no Brasil. Com ela, espera-se simplificar e acelerar os trâmites necessários para a aprovação de projetos e viabilizar o ressurgimento turístico e cultural.

Cartilhas do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem

Cartilhas do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem

Fornecem orientações sobre o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem. São divididas em oito volumes - uma explica todo o processo para solicitação e manutenção da classificação e as demais apresentam alguns dos requisitos para concessão da classificação.

Rede de Cooperação para Roteirização

Rede de Cooperação para Roteirização

A roteirização turística é uma das estratégias do Ministério do Turismo para diversificar a oferta turística e estruturar destinos. Os resultados desse trabalho estão disponibilizados por meio de estudos de casos que apresentam ações realizadas e desafios do processo de estruturação dos roteiros turísticos.

Economia da Experiência

Economia da Experiência

Projeto busca fortalecer e consolidar o arranjo produtivo dos pequenos negócios, ajuda empreendedores locais a agregar valor aos produtos turísticos do território, com o conceito “Economia da Experiência”, na tentativa de inseri-los em novos mercados.

Segmentação do Turismo

Segmentação do Turismo

Experiências,tendências e inovações é uma publicação eletrônica composta de sete artigos acadêmicos que foram apresentados no Núcleo de Conhecimento do 5º Salão do Turismo,constituindo-se em uma amostra do trabalho de segmentação do turismo no Brasil.  

Cartilha Informações e Oportunidades no Setor do Turismo

Cartilha Informações e Oportunidades no Setor do Turismo

Elaborada para apresentar aos diversos profissionais do Turismo o potencial do setor. Explica o funcionamento do Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo (CADASTUR).

Inovações em Políticas Públicas de Turismo: Avanços e Desafios

Inovações em Políticas Públicas de Turismo: Avanços e Desafios

O MTur, por meio da Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, realizou o evento Inovações em Políticas Públicas de Turismo: Avanços e Desafios, em Brasília/DF com objetivo apresentar resultados, estudos de casos, cadernos de orientações básicas, projetos e metodologias desenvolvidos a partir de experiências implantadas em diversas regiões do País.

Viaje Legal

Viaje Legal

Guia para que o turista  usufrua da melhor maneira da sua viagem, sem surpresas desagradáveis e inconvenientes. Saiba mais sobre o programa em www.turismobrasil.gov.br, na aba “Viaje Legal”.

Avaliação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil

Avaliação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil

A avaliação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil foi realizada com o enfoque da “gestão do conhecimento”, e buscou envolver diversos atores que estiveram direta e indiretamente vinculados a sua implementação.

Destinos Referência em Segmentos Turísticos

Destinos Referência em Segmentos Turísticos

Apresenta propostas de gestão do turismo local com foco na estratégia de segmentação de produtos turísticos, envolvendo toda a cadeia produtiva relacionada ao segmento elencado. Para acessar todas as publicações, clique em www.destinosreferencia.turismo.gov.br

Marketing de Destinos Turísticos

Marketing de Destinos Turísticos

Elaborado para apoiar o Workshop Marketing de Destinos, tem como objetivo orientar gestores públicos e privados, parceiros e comunidades a compreender formas inovadoras de atuação na comunicação, promoção turística e inserção mercadológica.

Projetos apoiados pelo Ministério do Turismo por meio de Emendas Parlamentares

Projetos apoiados pelo Ministério do Turismo por meio de Emendas Parlamentares

Lista das rubricas e ações para inclusão de emendas individuais ou coletivas ao Orçamento Geral da União.

Manual Fiscon

Manual Fiscon

Este documento tem como objetivo orientar o usuário a utilizar o Sistema de fiscalização e acompanhamento de convênios firmados com o MTur - FISCON, facilitando o seu acesso e entendimento. O Manual do Usuário visa apresentar todas as telas, passos e funcionalidades de acordo com as atividades executadas.

Manual de Orientações Fomento ao Turismo em Parques e Entorno

Manual de Orientações Fomento ao Turismo em Parques e Entorno

O projeto objetiva o desenvolvimento de ações de integração dos Parques Nacionais com a cadeia produtiva do turismo do entorno dos mesmos, e a qualificação e estruturação desta para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística nos destinos priorizados.

Manual de Produção Associada ao Turismo

Manual de Produção Associada ao Turismo

Criado para o Desenvolvimento e a Integração de Atividades Turísticas com foco na Produção Associada. Elaborado pelo Ministério do Turismo e pelo SEBRAE em parceria com a Associação de Cultura Gerais (ACG), visa promover uma melhoria em atividades, no âmbito do turismo, que as comunidades já executam.

Cardápio de Oportunidades para o Profissional do Turismo

Cardápio de Oportunidades para o Profissional do Turismo

Conheça os programas, projetos e ações realizados pelo Ministério do Turismo em parceria com entidades do setor para o desenvolvimento dos profissionais do turismo. Cadastrado no Cadastur, você pode ter acesso a todas essas oportunidades.

Cartilha - Acesso à Informação Pública

Cartilha - Acesso à Informação Pública

Busca possibilitar a cooperação técnica entre a UNESCO e o Poder Executivo Federal brasileiro para que o direito de acesso à informação seja garantido ao público geral de forma eficiente, eficaz e efetiva.

Frontur - Turismo de Fronteiras 2004 - 2010

Frontur - Turismo de Fronteiras 2004 - 2010

Esta publicação é um resumo do trabalho desenvolvido pelo então Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, entre 2003 e 2010, dentro do projeto “Concertação de Fronteiras”. É um levantamento das discussões e ações realizadas no âmbito do turismo e oferece embasamento para professores e pesquisadores que se preocupam com questões sobre este assunto.

Estudo de Competitividade de Produtos Turísticos

Estudo de Competitividade de Produtos Turísticos

Traz indicadores de importantes produtos turísticos brasileiros e dá um passo adiante na análise da oferta turística nacional. Esta publicação avalia a competitividade em 65 produtos turísticos nos segmentos Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Negócios e Eventos e Turismo de Sol e Praia. Ao todo, foram analisadas as seguintes dimensões: infraestrutura e acesso, serviços e equipamentos turísticos, valor agregado, marketing, planejamento e gestão, sustentabilidade, e espaços para congressos e feiras de negócios.

Manual de Procedimentos das Ações de Publicidade

Manual de Procedimentos das Ações de Publicidade

As orientações deste manual visam disciplinar a forma de atuação entre o Ministério do Turismo e as agências de publicidade, baseado no Manual de Procedimentos de Ações de Publicidade da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR).

Cartilha Viaja Mais

Cartilha Viaja Mais

Conheça melhor o programa

Balanço de Gestão – Janeiro de 2014

Balanço de Gestão – Janeiro de 2014

Publicação traz temas como os 10 anos do MTur, a Política Nacional de Turismo e a modernização da gestão e transparência.

Cartilhas: o Brasil que você procura – 2013

Cartilhas: o Brasil que você procura – 2013

Publicações sobre segmentação turística: Ecoturismo, Turismo Náutico, Turismo de Negócios, Turismo de Pesca, destinos com Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo Rural. Versões em inglês, espanhol e português.  

Copa das Confederações - Brasil 2013

Copa das Confederações - Brasil 2013

Características do público Geral e da demanda turística internacional.

65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional

65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional

Os destinos indutores do desenvolvimento turístico regional são aqueles que possuem infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados, que se caracterizam como núcleo receptor e/ou distribuidor de fluxos turísticos.

Encontro Nacional do Turismo

Encontro Nacional do Turismo

Confira aqui as apresentações do evento que ocorreu em continuidade às comemorações dos 10 anos do Ministério do Turismo

Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018)

Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018)

O Ministério do Turismo apresenta o Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018) como um instrumento norteador para as políticas públicas e iniciativa privada. O conteúdo construído a partir de um processo colaborativo entre mercado e as diversas esferas de governo tem o objetivo de contribuir para a implementação de melhores condições para o incremento do turismo interno no País.  

Eventos Internacionais no Brasil

Eventos Internacionais no Brasil

Apresenta as principais tendências que devem guiar a indústria de eventos para a próxima década e prepará-la para manter a competitividade. Os principais resultados mostram o que os participantes de um evento internacional esperam encontrar nos destinos, centros de convenções e programações em 2020.  

Grupo de Trabalho Ferroviário

Grupo de Trabalho Ferroviário

 Apresentações realizadas no dia 17 de outubro de 2013, em Brasília.

Brasil - Guia de Cidades

Brasil - Guia de Cidades

Com mapas, fotografias e dicas de atrações, publicação expõe as opções turísticas que o país tem para oferecer nos seus 27 estados.    

Mais Turismo, Mais Desenvolvimento – Indicadores

Mais Turismo, Mais Desenvolvimento – Indicadores

Publicação elaborada pela Ascom - em Maio de 2013 - mostra que o mercado de viagens e turismo prospera no mundo e particularmente no Brasil, onde seu crescimento ficou acima da média mundial em 2012.

Manual de Planejamento e Gestão Socioambiental

Manual de Planejamento e Gestão Socioambiental

O Manual de Planejamento e Gestão Socioambiental busca identificar as implicações socioambientais dos projetos e atividades de fortalecimento da gestão local, municipal e estadual do turismo. Além de explicitar as diretrizes técnicas e exigências legais que devem ser cumpridas para assegurar sua viabilidade, frente ao BID e às agências ambientais brasileiras. É voltado às entidades públicas e agentes de desenvolvimento turístico dos estados e municípios beneficiados, e serve de guia para os trabalhos dos gerentes e responsáveis das unidades executoras do Programa na elaboração das diferentes fases de planejamento (concepção, desenho e avaliação ambiental), execução e operação dos projetos realizados sob a linha de crédito do PRODETUR Nacional.

Manual do multiplicador

Manual do multiplicador

Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo - Universidade de Brasília - Centro de Excelência em Turimo Brasília: Ministério do Turismo, 2013.  

Mapa do Turismo Brasileiro 2013

Mapa do Turismo Brasileiro 2013