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Turismo lança campanha contra a exploração sexual de crianças

Ministério do Turismo começa o ano da Copa com a distribuição de cartazes, folhetos e adesivos em bares, hotéis, Centros de Atendimento ao Turista, rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil

22/01/2014

O Ministério do Turismo (MTur) inicia o ano da Copa do Mundo com a distribuição de 150 mil peças de material publicitário para a campanha “Proteja – não desvie o olhar”. A campanha da Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR) estimula a população a denunciar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes pelo telefone, o disque 100.

Cartazes, folhetos e adesivos serão distribuídos em bares, hotéis, Centros de Atendimento ao Turista, rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil. No carnaval e durante os jogos da Copa do Mundo a campanha será reforçada.

“A prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes é um dos maiores e mais urgentes desafios a serem vencidos por nossa sociedade”, disse o coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto.

De acordo com a Rede Global de Proteção às Crianças, o crescimento do turismo pode levar a índices maiores de exploração sexual de crianças. Segundo a organização, 76% das crianças exploradas sexualmente são menores de 10 anos.

No Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre principalmente nas regiões de praia, nas fronteiras estaduais e internacionais. O estado que apresenta o maior número de denúncias é o Rio de Janeiro (1.951), seguido da Bahia (1.942) e de São Paulo (1.826). Os dados são do Ministério da Justiça, de 2012, quando foram registradas 18,3 mil denúncias.

O programa Turismo Sustentável e Infância, do MTur, previne e enfrenta a exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os níveis do turismo brasileiro. Além de seminários e campanhas publicitárias, o MTur realiza projetos de inclusão social para as vítimas da exploração sexual.

Uma parceria firmada entre o MTur e o Serviço Social da Indústria (SESI) já permite que jovens vítimas de exploração sexual sejam incluídos no Pronatec Copa Social, projeto que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade. Jovens atendidos pelo projeto ViraVida, do SESI, e seus familiares podem fazer os 37 cursos oferecidos pelo Pronatec Copa Social, entre eles, garçom, barista e auxiliar de cozinha.

As cidades atendidas são Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cabo de São Agostinho, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Parnaíba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vitória e Uruguaiana.

Uma das formas da população contribuir é por meio da denúncia dos crimes. O disque 100, serviço de telefonia do Governo Federal, é um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público.

No ano passado, foi lançado o Manual do Multiplicador – Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. A publicação orienta professores, gestores públicos, líderes comunitários, organizações não governamentais e envolvidos no setor de turismo em ações de combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Clique aqui e ouça declaração do coordenador Adelino Neto sobre a importância das campanhas contra a exploração sexual de crianças.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br