Script técnico que não afeta o conteúdo.
compartilhe link
compartilhar

São Francisco de Assis movimenta o turismo religioso

Belo Horizonte receberá nos próximos dias centenas de fiéis para a celebração da tradicional Festa de São Francisco de Assis, na Igrejinha da Pampulha, entre os dias 4, 5 e 6

04/10/2013

A igreja da Pampulha receberá fiéis e seus animais de estimação em três dias de comemoração em homenagem a São Francisco de Assis. A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – (IEPHA).

De acordo com dados do Ministério do Turismo, cerca de 1,17 milhão de brasileiros e 16,3 mil estrangeiros viajaram pelo país motivados por destinos religiosos, um dos segmentos turísticos que mais cresce no Brasil e no mundo.

Celebrações, exposições, apresentações culturais e shows compõem a festa em homenagem ao Patrono, São Francisco de Assis. Clique aqui e confira a programação completa.

As cidades de Nova Trento (SC), Aparecida (SP), Trindade (GO), Santa Cruz (RN) e Bragança (PA) receberam R$ 601,2 mil do Ministério do Turismo para investir em seus destinos religiosos.

“O turismo religioso movimenta cerca de 15 bilhões por ano no Brasil e estas cidades tem grande potencial e tradição, por isso temos que dar apoio para uma melhor estruturação desse segmento”, avalia o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.

Só no ano de 2012, o santuário foi visitado por 11 milhões de romeiro. Já Trindade, conhecida pela grandiosidade da Festa do Divino Pai Eterno e por atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.

A cidade catarinense de Nova Trento é referência do turismo religioso no Sul do país desde a beatificação de Madre Paulina pelo Papa João Paulo II, em 1991, e da canonização em 2002 quando se tornou a primeira santa brasileira. A cidade de Bragança, a 210 Km de Belém, vai promover a devoção a São Benedito, tradição local desde 1798.

Santa Cruz, no agreste do Rio Grande do Norte, abriga a maior estátua de Santa Rita de Cássia na América Latina, com 56 metros de altura. O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, no topo do Monte Carmelo, atrai multidões.