Script técnico que não afeta o conteúdo.
compartilhe link
compartilhar

Bonito sedia Conferência Internacional de Ecoturismo

São esperados cerca de mil participantes de mais de 45 países

05/09/2013

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, receberá de 24 a 30 de abril de 2014 a Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável, a mais importante conferência de ecoturismo, que reúne os principais representantes do segmento do mundo.

O evento é promovido pela Sociedade Internacional de Ecoturismo, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do ecoturismo. Os temas de debate colocam o turismo como setor importante para a conservação, proteção da diversidade cultural e desenvolvimento sustentável da comunidade.

A definição de Bonito como sede do evento ocorreu após uma acirrada disputa com oito outros destinos internacionais. O município brasileiro foi escolhido após avaliação da infraestrutura turística, de ações ecológicas e da relação entre a administração e a comunidade nos processos de desenvolvimento sustentável.

O Ministério do Turismo investiu em grandes obras de infraestrutura em Bonito. Entre elas estão a pavimentação da rodovia Bonito-Bodoquena, R$ 58 milhões, na MS-178, que liga a região do Pantanal à cidade de Bonito, e a construção de pista que liga Bonito ao balneário Rio Formoso (R$ 487,5 mil).

“São intervenções que melhoram a infraestrutura não apenas para os visitantes, mas para os moradores locais”, disse o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota. De acordo com ele, ao investir em infraestrutura, melhora o índice de competitividade turística do país.

São esperados cerca de mil participantes de mais de 45 países. Podem participar acadêmicos, consultores, governos, operadores turísticos, representantes da hotelaria, especialistas e ecoturistas.

A Conferência se tornará um evento credenciado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Para ganhar este status, uma conferência tem que ser realizada em três países. No caso da Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável, em 2012, a Califórnia (EUA) recebeu o evento, e neste ano será realizada em Nairobi, (Kenya), em setembro.

O Brasil está na 7ª posição do ranking da ICCA, sendo o único país da América Latina entre os 10 primeiros. Em 2012, o Brasil sediou cerca de 350 eventos internacionais, o que representa um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.

Clique aqui e ouça declaração do secretário Fábio Mota sobre a importância da realização de obras de infraestrutura turística.