Script técnico que não afeta o conteúdo.
compartilhe link
compartilhar

Passaporte Verde: por um novo turismo

Turistas ganharão manual com orientações sobre redução de impactos, preservação ambiental e sustentabilidade

03/06/2012

Rio de Janeiro (RJ) - O governo federal apresentou campanha para incentivar turistas a adotar hábitos de consumo saudáveis e sustentáveis durante as viagens de lazer. Neste sábado (2), no Morro do Corcovado, Rio de Janeiro (RJ), o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, lançaram o Passaporte Verde.

A ação é parte da preparação do país para a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho. Também estiveram presentes o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, e o secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, representando o prefeito Eduardo Paes.

O Passaporte Verde é parte de uma iniciativa global das Nações Unidas que busca construir novos parâmetros de desenvolvimento turístico sustentável, com redução de impactos sociais e ambientais. “Estamos alinhados na busca de um turismo sustentável. O Passaporte Verde busca conscientizar para a conservação do meio ambiente, educar o turista e a população local”, afirmou o ministro Gastão Vieira.

De acordo com a ministra Izabella Teixeira, o programa trabalhará a conscientização. "O Passaporte Verde traduz o termo sustentabilidade para o cidadão comum. Informa pra que as pessoas façam escolhas sustentáveis ao viajar e conhecer novos lugares e culturas", disse.

Achim Steiner destacou a importância da campanha para reforçar o perfil turístico que o Brasil quer deixar como legado após os megaeventos esportivos que se aproximam. “É fundamental que os turistas estrangeiros façam escolhas mais seletivas sobre a sustentabilidade ambiental. O Passaporte Verde é importante nessa semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, mas será mais importante ainda nos eventos internacionais que o país sediará.”

Para que o conteúdo da campanha chegue à população, haverá distribuição do passaporte em pontos turísticos, hotéis, aeroportos e estandes durante a Rio+20. Na internet, além do site oficial, www.passaporteverde.gov.br, o conteúdo está disponível no Facebook: www.facebook.com/passaporteverde.

 

ASCOM