Script técnico que não afeta o conteúdo.

Informações

Para informações e dúvidas sobre ações e sistemas do Ministério do Turismo ligue (61) 2023-8450, pois o 0800 606 8484 está indisponível no momento. O atendimento possui o preço de uma ligação local mais tarifas e é realizado diariamente, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 20 horas, nas seguintes opções:
 
Opção 1: Para informações sobre o Programa Turismo Acessível, digite 1.
 
O Programa Turismo Acessível constitui a política de acessibilidade do Ministério do Turismo e propõe uma série de medidas que visam promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência aos benefícios da atividade turística, permitindo o alcance e a utilização dos equipamentos turísticos com segurança e autonomia. Ao propiciar a inclusão de pessoas com deficiência na atividade turística, o Programa vai ao encontro das ações e iniciativas do Governo Federal que buscam defender e garantir condições de vida com dignidade, a plena participação e inclusão na sociedade, e a igualdade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência.
 
Essa opção tira dúvidas relacionadas  ao Site Turismo Acessível, ao Programa, aos direitos das pessoas com deficiência, às formas de adaptação de empreendimentos ou atrações turísticas, às linhas de créditos disponíveis, entre outros assuntos relacionados a acessibilidade e Turismo.
 
Para mais informações acesse também o portal: http://www.turismoacessivel.gov.br
 
Opção 2: Para informações sobre o Programa Viaja Mais Melhor Idade – VMMI, digite 2.

O Programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa promover a inclusão social de pessoas a partir de 60 anos, de aposentados e de pensionistas, proporcionando-lhes oportunidades de viajar e de usufruir os benefícios da atividade turística, como forma de fortalecimento do setor de turismo no Brasil.
Essa opção tira dúvidas relacionadas ao Programa, ofertas, crédito facilitado, empresas parceiras e esclarece quais são os requisitos para que o prestador possa se cadastrar junto ao Programa.
 
Para informações acesse também o link: http://www.viajamais.gov.br
 
 
Opção 3: Para informações sobre o programa Pronatec Copa, digite 3.
 
 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC é um programa federal executado pelo Ministério da Educação – MEC, no qual o Ministério do Turismo constitui uma parceria como demandante de vagas para seus Programas de Qualificação Profissional.

O PRONATEC TURISMO tem como objetivo promover o aperfeiçoamento de quem já atua na cadeia produtiva do turismo e a qualificação profissional de pessoas interessadas em ingressar no setor e suprir a necessidade de profissionais em cada município participante do programa.
A primeira fase do programa teve como foco preparar as cidades-sede e entornos para a recepção de turistas durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Na segunda fase, haverá inclusão de novos municípios ainda não contemplados, reformulação da nomenclatura do Programa, atualização dos cursos e eixos a serem disponibilizados e nova modalidade.

Para saber mais acesse:

http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/Pronatec_turismo/

 
Opção 4: Para suporte ao Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR, digite 4.
 
Informações sobre como se cadastrar, solução de problemas com senha de acesso ao sistema, como solicitar alteração de dados ou renovação do cadastro, dúvidas quanto ao preenchimento do cadastro e navegação no sistema, emissão de certificado de cadastro, como realizar a pesquisa de prestadores no site, documentação exigida para homologação do cadastro, dados e contatos dos Órgãos Oficiais de Turismo nas UFs responsáveis pela operacionalização do cadastro, prazos e demais informações sobre o Cadastur podem ser solicitadas nesta opção.
 
Para informações acesse também o link: http://www.cadastur.turismo.gov.br
 
 
Opção 5: Para suporte ao Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem – SBClass, digite 5.
 
Pedidos de informações sobre Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), pré-requisitos, conceitos e definições de cada tipologia do SBClass (Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada, Flat/Apart), categorias (1 a 5 estrelas), emissão do certificado de classificação e validade, como é realizada a avaliação do Meio de Hospedagem, pedido de renovação da classificação, concessão de uso da marca da classificação.
 
Para informações acesse também o link: http://www.classificacao.turismo.gov.br
 
 
Opção 6: Para suporte ao Sistema Nacional de Registro de Hóspedes – SNRHos, digite 6.
 
O Sistema Nacional de Registro de Hóspedes – SNRHos é o sistema criado pelo Ministério do Turismo, para informatizar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – FNRH, facilitando o envio, pelos meios de hospedagem, das informações exigidas pela Lei 11.771/2008 e Decreto 7.381/2010, permitindo que o governo federal realize o tratamento dessas informações identificando o perfil do turista e as taxas de ocupação hoteleira de cada região, possibilitando a melhoria da elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor turístico.
Essa opção tira dúvidas acerca da navegação e operação do sistema, preenchimento e envio das fichas, dificuldades de acesso e problemas com senha e etc.

Para informações acesse também o link: http://www.hospedagem.turismo.gov.br
 
 
Opção 7: Para assuntos relacionados à Ouvidoria, digite 7.
 
A Ouvidoria é a unidade do MTur responsável por receber manifestações, como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões da sociedade quanto aos serviços e atendimento prestados pelo Ministério.
 
Para entrar em contato, além do 0800, basta enviar e-mail para ouvidoria@turismo.gov.br
 
 
Opção 8: Para pedidos de informação e dúvidas sobre demais ações do Ministério, digite 8.
 
Esta opção diz respeito a informações e dúvidas sobre demais projetos e programas desenvolvidos pelo MTur.