Script técnico que não afeta o conteúdo.

Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Criado em 7 de novembro de 2000, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) é um colegiado formado pelos secretários estaduais de Turismo e/ou presidentes de órgãos estaduais de Turismo. Os representantes debatem temas relevantes do turismo nacional, incorporam as demandas estaduais, regionais e nacionais, e expressam o pensamento e a ação do executivo estadual na gestão do turismo, constituindo um bloco de expressão técnica e política.


Atua, junto ao Conselho Nacional do Turismo, como órgão assessor do Ministério do Turismo, na elaboração e na implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do turismo brasileiro. Sob a coordenação do Ministério do Turismo, integra o Núcleo Estratégico do Turismo.


Possui estrutura operacional formada por uma Secretaria-Executiva e assessorias nas áreas: técnica, comunicação, jurídica e contábil. Seu secretário executivo é eleito pelo colegiado. Seus representantes reúne-se, em média, a cada mês, em sedes itinerantes, coincidentes com eventos turísticos de projeção nacional e internacional, e/ou considerando o interesse de visitação a destinos turísticos consagrados.


O presidente do FORNATUR tem assento no Conselho Nacional do Turismo. Os secretários e dirigentes estaduais de turismo presidem os fóruns e conselhos estaduais de turismo. Além disso, o Fórum tem representantes em todas as câmaras temáticas do Conselho Nacional do Turismo.


Todos os documentos e informações sobre as suas atividades estão disponibilizados no site www.fornatur.com.br.