Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Rede de Inteligência de Mercado
Início do conteúdo da página

Rede de Inteligência de Mercado

Publicado: Terça, 02 de Maio de 2017, 18h06 | Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 17h02

O que é a Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT)?

A RIMT é um ambiente para análise de informações e compartilhamento permanente de experiências – não só entre os órgãos oficiais de turismo, como também com representantes do trade turístico – de modo a orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados. Ela foi prevista pelo Plano Estratégico de Marketing Turístico – Experiências do Brasil: 2014-2018.

Mas o que é Inteligência de Mercado? É a capacidade de cruzar dados e transformá-los em informação. Em outras palavras, é organizar dados que estão difusos e transformá-los em informação útil, fornecendo uma visão consistente para a tomada de decisões.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerar um processo de sinergia e inteligência que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico nos destinos brasileiros.

Objetivos específicos:

- Integrar políticas públicas;
- Obter maior efetividade das ações de promoção e apoio à comercialização;
- Auxiliar a produção de informações, estudos e indicadores de turismo;
- Antecipar tendências e detectar oportunidades.

Quem participa

Atualmente, a RIMT é coordenada pelo MTur e Embratur, com apoio do Sebrae Nacional e tem como participantes representantes dos órgãos oficiais de turismo de cada UF.

Em um segundo momento, está prevista a inclusão de representantes de Sebraes estaduais, entidades do trade turístico e dos principais destinos turísticos brasileiros. A proposta é que a coordenação fique, então, a cargo de um comitê público-privado eleito pelos participantes.

Lista dos participantes da RIMT - Tipo e tamanho do arquivo: pdf/ 229 Kb

» Dowloads

Documento Referencial -  Tipo e tamanho do arquivo: pdf / 968 Kb

Estudos e Pesquisas
"Levantamento de Estratégia de Promoção" Tipo e tamanho do arquivo: pdf / 465 Kb

Encontros Nacionais e Regionais

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página