Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > PORTARIA Nº 16, DE 25 DE JANEIRO DE 2016 > Últimas notícias > MTur avaliará roteiros de cruzeiros marítimos
Início do conteúdo da página

MTur avaliará roteiros de cruzeiros marítimos

Análise prévia das escalas dos navios está prevista na Lei do Turismo
  • Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2011, 11h06
  • Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2011, 11h51

A capacidade de carga dos destinos turísticos será avaliada no processo de definição dos roteiros dos navios de turismo pela costa brasileira. A medida, anunciada pelo Ministério do Turismo (MTur), tem como objetivo evitar transtornos no cotidiano dos municípios que recebem transatlânticos durante as temporadas de cruzeiros.

Com o aumento da demanda por cruzeiros, um mercado que cresceu mais de 2.000% ao longo de dez anos, houve também pressão sobre a infraestrutura de municípios que recebem os navios. Por isso, o MTur começa a adotar medidas como o ordenamento das escalas dos transatlânticos e desenhar projetos de qualificação dos receptivos das cidades portuárias.

“Os cruzeiros marítimos representam um importante reforço na economia das cidades litorâneas. Precisamos apenas discutir ajustes nas escalas, observando a capacidade local de receber bem os cruzeiristas”, explica o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch. Segundo ele, MTur e Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) discutirão a adaptação das escalas já para a temporada 2011/12, que começa em outubro. Os projetos de qualificação para pessoal que recebe os turistas em terra serão formatados com apoio dos órgãos de turismo.

Até o final da temporada 2010/11, em maio próximo, serão 884 mil pessoas transportadas, segundo previsão da Abremar. No total, serão 20 navios, percorrendo 21 cidades litorâneas. Somente Búzios, que sediou nessa semana a reunião do GT de Turismo Náutico, coordenado pelo MTur, receberá 401,4 mil turistas no período.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página