Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Planejamento Estratégico Institucional 2020-2023
Início do conteúdo da página

Planejamento Estratégico Institucional – PEI

Publicado: Sexta, 29 de Mai de 2020, 13h52 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 17h40

apresentacao

O Planejamento Estratégico 2020-2023 do Ministério do Turismo (MTur) representa a entrega de uma estratégia aderente às políticas do Governo Federal e às necessidades do setor turístico. Além de fundamentar as ações institucionais nestes próximos quatro anos, ela também poderá orientar entes estaduais e municipais no desenvolvimento do turismo local.

O MTur buscou construir seu plano de forma democrática, envolvendo servidores e gestores, além da alta gestão. Isso permitiu uma melhor compreensão do ambiente institucional e da estrutura implementadora que influenciam diretamente no alcance dos resultados. Esse processo implicou no avanço da gestão com a concepção de uma agenda estratégica mais consistente e adequada às suas competências, bem como de um sistema de monitoramento e avaliação mais voltado para o desempenho.

Cadeia de Valor

Para melhor compreender a cadeia de valor, o Ministério elaborou o mapa de contexto institucional, no qual é possível uma leitura de como poderá desenvolver seus macroprocessos para realizar suas entregas ao público alvo definido, destacadamente, sociedade, iniciativa privada e entes federados.

Adicionalmente, conduziu-se a análise ambiental, em que se identificou os principais fatores internos e externos que impactam, de forma positiva ou negativa, a atividade do MTur. Essa análise lançou luz sobre quais oportunidades o órgão deve aproveitar e quais riscos deve evitar, mitigar ou reduzir, objetivando potencializar a atuação do Ministério e os resultados de suas ações.

cadeia de valor


Mapa Estratégico

Como o referencial estratégico é o principal orientador da estratégia da organização, para a declaração da missão, visão e valores, toda liderança foi envolvida na sua construção. Assim, foram definidos os objetivos estratégicos, cujos resultados pretendidos estão alinhados com o PPA 2020-2023.

Dessa forma, concluiu-se o Mapa Estratégico 2020-2023.

Cabe destacar que a perspectiva de legitimidade e apoio permeia todo o mapa estratégico, garantindo a governança, o controle, a transparência, a accountability e a participação social nas políticas e ações da organização.

O desdobramento do planejamento dos macroprocessos finalísticos, em que se definem seus objetivos estratégicos, foi programado para 2020 devido ao processo de reestruturação para a integração da Secretaria Especial da Cultura (SECULT) ao Ministério.

mapa

O Planejamento foi aprovado pelo Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles conforme Resolução nº 7 de 27 de maio de 2020. Acesse aqui a Resolução.

Acesse aqui o Plano Estratégico

Fim do conteúdo da página