Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional > Conselho Nacional de Turismo > Gestão Descentralizada do Turismo
Início do conteúdo da página

Gestão Descentralizada do Turismo

Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2015, 15h33 | Última atualização em Segunda, 25 de Maio de 2015, 15h40

Concebido pelo Plano Nacional de Turismo, o modelo de gestão descentralizada integra as diversas instâncias da gestão pública e da iniciativa privada por meio da criação de ambientes de reflexão, discussão e definição das diretrizes gerais para o desenvolvimento da atividade nas diversas escalas territoriais e de gestão do País. Com isso, alcança todas as regiões brasileiras e todos os setores representativos do turismo, de modo a legitimar e a subsidiar a ação ministerial e de seus parceiros.

Esse modelo de gestão propôs a constituição de um sistema nacional de gestão do turismo no País. É composto, no seu nível estratégico, por um núcleo básico formado pelo Ministério do Turismo, pelo Conselho Nacional de Turismo e pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. Além disso, os fóruns e conselhos estaduais de turismo, instâncias de representação do turismo nas unidades da Federação complementam a rede de gestão descentralizada.

Para cumprir a função de articulação, em todos os elos da cadeia de relacionamento, a gestão descentralizada tem a sua ação complementada na ponta, pelas instâncias de representação regional do turismo e pelos municípios onde a atividade turística se realiza.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página