Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
institucional

29ª Festuris reúne representantes de 60 países em Gramado (RS)

Até sábado, a cidade que é um dos expoentes do turismo de eventos no Brasil se transforma na capital latinoamericana de negócios do setor

  • Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 10h38
  • Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 18h58

Por Vanessa Sampaio

10 11 17 Festuris Gramado interna 400Foi aberta na noite desta quinta-feira (9), em Gramado, a 29ª edição da Feira Internacional de Turismo (FESTURIS), um dos maiores e mais efetivos canais para a geração de negócios turísticos da América Latina. Em 48 horas, aproximadamente R$ 280 milhões devem ser gerados pela feira que reúne cerca de 14 mil profissionais, empresários, estudantes, entidades de classe, líderes da categoria e delegações de governo vindos de mais de 60 países. Em uma área de 22 mil m2, 400 expositores apresentam produtos, roteiros, marcas e destinos turísticos do Brasil e do mundo.

Em seu discurso na solenidade, realizada no Palácio dos Festivais, a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Teté Bezerra, elogiou a integração de mercado e governo promovida pelo evento desde 1989 e parabenizou a cidade pela evolução da Festuris, que hoje representa uma das maiores vitrines de tendências do mercado turístico latinoamericano.

"O turismo é um setor que tem como missão institucional conectar o mundo e promover um futuro sustentável para as novas gerações. Essa é a base do programa Brasil + Turismo, que reúne diversas demandas históricas do setor. Algumas dessas medidas estão no Congresso Nacional e, por isso, queremos aproveitar as lideranças aqui reunidas para juntarmos forças e sensibilizarmos os parlamentares da importância de darem andamento a esses projetos", disse a secretária.

Ela também afirmou que Gramado é um exemplo do poder transformador da qualificação profissional do setor. O  turismo é matéria inserida na grade curricular obrigatória municipal há cerca de quatro décadas, o que, segundo ela, alavancou o crescimento das atividades turísticas da cidade de forma singularmente bem-sucedida.

O governador do estado, Ivo Sartori, enalteceu a Festuris. "Gerar emprego e renda é uma excelência na Festuris. Trata-se de um setor que nos faz refletir sobre o patrimônio imaterial da humanidade. Cria oportunidades, possibilita experiências inesquecíveis e transforma o mundo", comentou.

17 08 17 Gramado montagem Embratur interna
Gramado sedia 29ª Festuris. Créditos: Vanessa Sampaio/ Mtur

A feira de negócios aposta na segmentação para impulsionar a promoção, divulgação e comercialização de destinos. Há salões voltados para roteiros de acessibilidade, público LGBT, turismo de Luxo, destinos de entretenimento, rotas gastronômicas, enoturismo, turismo cultural e religioso. Há também espaços voltados para profissionais e empresas interessadas em Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade e Turismo Verde, turismo Corporativo e de Negócios. Outro destaque do evento são as salas de capacitação, com programação ininterrupta reunindo mais de 40 palestras, oficinas e workshops. As atividades encerram no fim da tarde deste sábado (11).

Gramado (RS), considerada modelo em Turismo no País, está entre as 15 cidades brasileiras que figuram no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês). A cidade de 35 mil habitantes recebe, anualmente, cerca de 6 milhões de visitantes atraídos por um calendário de eventos diverso e permanente, o que fortalece e dinamiza a economia local. O Natal Luz, o Estação Gramado (Inverno) e o Festival Brasileiro e Latino de Cinema estão entre os grandes expoentes da movimentada agenda local, que realiza, todo ano, entre 100 e 200 eventos de todos os portes, setores e categorias. Hoje, cerca de 89% das receitas do município são provenientes das atividades turísticas e aproximadamente 65% do PIB local provém do setor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página