Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Destinos

Conheça os roteiros tendência para 2017

 Jericoacoara, Bonito, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Tiradentes e Foz do Iguaçu são selecionados entre os melhores do mundo

  • Publicado: Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 08h58
  • Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2016, 13h44

Por Gustavo Henrique Braga

O cenário paradisíaco de Jericoacoara garantiu à praia cearense o posto de destino número um da América do Sul e sua colocação entre os três melhores do mundo. O anúncio feito por uma publicação especializada em viagens apontou ainda outras três cidades nesta honrosa lista: Bonito (MS), Arraial do Cabo (RJ) e Cabo Frio (RJ). Todos foram relacionados no Top 10 da premiação Travelers’ Choice Destinos em Alta – América do Sul, do site Trip Advisor.

Já a revista Time, aponta Angra dos Reis (RJ) como um dos 50 destinos no mundo a serem desbravados em 2017 e elogiou a isenção de vistos a americanos que o país implementou durante o período dos Jogos Olímpicos. O caderno de viagens do jornal O Estado de São Paulo selecionou Rio de Janeiro (RJ), Tiradentes (MG) e Foz do Iguaçu (PR) entre os melhores destinos de 2017. A Agência de Notícias do Turismo preparou algumas dicas para quem deseja conhecer esses destinos. Que tal se planejar para a próxima viagem?

JERICOACOARA (CE)

Crédito: Divulgação Embratur

O vilarejo do município de Jijoca fica a 300 quilômetros de Fortaleza fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. As atrações locais incluem a prática de esportes radicais nas praias e lagoas da região e também a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara. Há ainda passeios de canoa pelos belos manguezais do Rio Guriú, onde é possível observar cavalos-marinhos.

BONITO (MS)

Gruta do Lago Azul. Crédito: Divulgação Embratur

O pequeno município é reconhecido internacionalmente como um dos mais belos destinos do mundo para amantes de ecoturismo. Um dos pontos mais procurados pelos visitantes é a Gruta do Lago Azul, localizada em uma área de preservação ambiental. Entre as atrações também estão as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas. Integra ainda o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

ARRAIAL DO CABO (RJ)

Crédito: Gustavo Messina

A cerca de 150 quilômetros do Rio de Janeiro e 13 quilômetros de Cabo Frio, o município conta com praias de águas cristalinas, dunas de areia branca, lagoas e vegetação de restinga preservada. Há também opções de passeios de barco. Entre as badaladas cidades da Região dos Lagos, Arraial do Cabo conserva o clima pacato de cidade do interior.

CABO FRIO (RJ)

Praia do Forte. Crédito: Gustavo Messina

Algumas das praias mais procuradas por turistas que visitam a cidade são Peró, Conchas, Forte e Brava. O destino conta ainda com um polo de confecções de roupas de praia com diversas lojas reunidas na Rua do Biquíni. Já Bairro da Passagem, que já foi habitado pela família real portuguesa e por escravos na época da colonização, hoje leva um ar de história e boemia, com bares com música ao vivo e construções históricas.

ANGRA DOS REIS (RJ)

Crédito: Divulgação Embratur

O destino conta com 365 ilhas e belas praias que podem ser percorridas por meio de passeios de lancha, escuna ou taxi-boat. De Angra também partem barcos para Ilha Grande, a maior ilha da baía, onde não há circulação de carros. Dentre as praias imperdíveis estão Lopes Mendes, Saco do Céu e Cachadaço.

RIO DE JANEIRO (RJ)

Cristo Redentor. Crédito: Alexandre Macieira

As praias, montanhas, museus e monumentos arquitetônicos que formam as paisagens naturais e culturais do Rio de Janeiro encantam turistas de todo o Brasil e do mundo. Um dos atrativos que se destaca nos cenários da cidade maravilhosa é a estátua do Cristo Redentor, reconhecida como uma das sete maravilhas do mundo moderno, que oferece aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. No roteiro cultural pela capital fluminense, os visitantes podem conhecer o Museu de Arte Moderna, que preserva em seu acervo mais de 11  mil obras, e o Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, totalmente revitalizado e palco este ano do Boulevard Olímpico,

TIRADENTES (MG)

Igreja Matriz de Santo Antônio. Crédito. Rodolfo Vilela

A charmosa cidade mineira apresenta ao visitante muitas atrações históricas e uma intensa agenda cultural que movimenta o município durante o ano. Uma das formas de conhecer a história do município é embarcar no tradicional passeio de charrete por ruas estreitas que retratam a história do período do Brasil Colônia. As belas igrejas da cidade chamam a atenção. A Igreja Matriz de Santo Antônio, cuja fachada foi modificada em 1810 por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é considerada uma das mais ricas do Brasil com obras e destaques em ouro.

FOZ DO IGUAÇU (PR)

Cataratas do Iguaçú. Crédito: Embratur

Com cenários impressionantes, Foz do Iguaçu oferece diversas opções de atrativos aos visitantes. A cidade, com cerca de 260 mil habitantes, tem no turismo a base de sua economia. Com destaque para as belas e imponentes Cataratas do Iguaçu, eleita em 2012 uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, e para a Hidrelétrica de Itaipu, que este ano atingiu o incrível recorde de 20 milhões de visitantes.

Leia mais:

5 formas de se apaixonar pela Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página