Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Turismo responsável

Ministério lança guia sobre sustentabilidade

Publicação orienta empresários sobre a adoção de práticas ambientais, culturais e econômicas nos empreendimentos

  • Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2016, 10h54
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2016, 11h00

Por Gustavo Henrique Braga

A 60 dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Ministério do Turismo lança nesta segunda-feira (6) o Guia Turismo e Sustentabilidade, com objetivo de estimular o trade turístico a adotar práticas sustentáveis e implementar iniciativas simples que ajudam a reduzir custos ou minimizar o impacto social e ambiental dos empreendimentos. A escolha da data de lançamento levou em consideração que neste primeiro momento o foco será a sensibilização dos prestadores de serviços do Rio de Janeiro, tendo em vista o aumento do volume de turistas  que a cidade receberá por ocasião dos Jogos Rio 2016.

A publicação visa chamar a atenção sobre a responsabilidade do setor em relação a sustentabilidade e a um turismo mais responsável, trazendo dicas que podem contribuir na mitigação de impactos ambientais; na promoção de um turismo mais  inclusivo, com orientações sobre acessibilidade; nas informações de como prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes, no âmbito do turismo , entre outras dicas , que podem resultar em um diferencial competitivo aos empreendimentos que as adotam.

“À medida que as pessoas obtêm mais conhecimento acerca do tema turismo sustentável, elas podem se tornar agentes multiplicadores de práticas que beneficiem o meio ambiente, as comunidades locais , os destinos e a sociedade de maneira geral”, afirma a coordenadora-geral de turismo responsável do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.

O conteúdo do guia segue critério do Ministério do Turismo que trabalha as relações entre turismo e sustentabilidade com base em quatro  princípios do desenvolvimento sustentável, essenciais para o Programa de Regionalização do Turismo:

1) Sustentabilidade ambiental - envolve processos relacionados aos recursos naturais;

2) Sustentabilidade sociocultural - considera a cultura local e os valores morais da comunidade;

3) Sustentabilidade econômica - visa assegurar a distribuição da renda gerada pelo turismo para a população local;

4) Sustentabilidade político-institucional - que visa garantir os compromissos entre os setores público privado e demais atores da sociedade civil .

Acesse o Guia - Turismo e Sustentabilidade (PDF)

 

Ouça áudio / download (mp3) em que a coordenadora Isabel Barnasque destaca a importância do reconhecimento e da multiplicação de boas iniciativas na área.

Leia mais:

Turismo responsável: 10 dicas para viajar e preservar o meio ambiente

registrado em:
Fim do conteúdo da página