Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
CORONAVÍRUS

Ministro do Turismo apresenta ao WTTC as ações do Brasil na pandemia

Marcelo Álvaro Antônio destacou medidas como a suspensão de trabalho, flexibilização de créditos e relação entre empresas e consumidores

  • Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 14h34
  • Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2020, 15h12

Por Victor Maciel

WTTC.jpeg

Ministro Marcelo Álvaro conversou com a presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Crédito: Dênio Simões/MTur

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu, nesta quinta-feira (26), por videoconferência, com a presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Gloria Guevara Manzo, para apresentar as medidas adotadas pela Pasta brasileira que visam beneficiar o setor turístico neste momento de crise. Segundo a entidade, a conversa servirá para a troca de informações com outros governos.

Em sua fala, Álvaro Antônio destacou que o governo está trabalhando em três frentes com foco na manutenção de empregos no setor. “Apresentamos uma medida provisória que, entre outras coisas, suspende o contrato de trabalho e garante aos trabalhadores um apoio do governo. Além disso, estamos atuando na relação entre empresas e consumidores, com o intuito de solicitar a remarcação e o não cancelamento de pacotes de viagens, shows e eventos. Por fim, seguimos conversando com os grandes bancos brasileiros, para que as instituições possam criar linhas de crédito para possibilitar o capital de giro nas empresas”, pontuou.

A presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) elogiou as ações tomadas pelo Ministério do Turismo e destacou a importância do segmento para a economia mundial. “As garantias são muito importantes, pois muitas dessas empresas são de serviços e não possuem garantias. É importante destacar que, no ano passado, um em cada quatro empregos no mundo foram gerados pelo turismo. O que pudermos ajudar, nos procure”, concluiu.

De acordo com estudo divulgado pela entidade mundial, o setor de Turismo deve perder 75 milhões de empregos em todo o mundo, por conta da pandemia do Coronavírus. Os prejuízos podem chegar a marca de US$ 2,1 trilhões. Apenas nos países da América do Norte (EUA, Canadá e México), o WTTC estima perdas de US$ 570 bilhões e 7 milhões de empregos a menos. O Brasil também foi incluído no grupo de países que serão mais afetados pela crise.

registrado em:
Assunto(s): Turismo , WTTC
Fim do conteúdo da página