Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
SEGURANÇA TURÍSTICA

Ministério do Turismo organiza criação de Sistema Nacional de Segurança Turística

Seminário promovido pelo MTur busca pactuar o comprometimento de diversos órgãos públicos para a integração de medidas na área

  • Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 20h10
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 09h10

Por Vanessa Castro

02_10_19_seminário_ministro_portal.jpg

Ministro, Marcelo Álvaro Antônio, participa do I Seminário de Segurança Turística, no Ministério do Turismo. Crédito: Roberto Castro/MTur.

O Ministério do Turismo realizou, nos dias 1º e 2 de outubro, o I Seminário de Segurança Turística, que debateu a criação de um sistema nacional na área a partir da integração de vários órgãos públicos e entidades. O encontro, que faz parte da primeira etapa de organização do projeto, identificou pontos de cooperação entre atores que possuem iniciativas relacionadas ao setor. Após esse diagnóstico, haverá a sistematização de políticas e ações que promovam o bem-estar de visitantes.

Participaram dos debates representantes dos ministérios do Turismo, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento Regional e da Saúde, além da Anvisa e de órgãos estaduais e municipais. Durante dois dias, os gestores discutiram temas relacionados à hospitalidade, tais como saúde, defesa do consumidor e proteção da integridade física e patrimonial de turistas.

Presente ao evento, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, agradeceu a contribuição de todos os envolvidos.  “O turismo é multidisciplinar e vem se profissionalizando, assumindo um papel ativo nas políticas públicas de forma integrada. A participação de todos é essencial para se realizar um diagnóstico mais completo e eficiente”, ressaltou o ministro.

Bob Santos, titular da Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional do MTur, responsável pela organização do seminário, afirmou que o Turismo encontra-se em um momento propício para ingressar na pauta da segurança. “O Ministério certamente saiu mais fortalecido desse evento. Não há como falar em turismo sem segurança, pois trata-se de uma variável de extrema relevância para a escolha de um destino”, frisou Santos.

Desde o início do ano, a Secretaria de Integração Interinstitucional do MTur tem promovido encontros sobre o Sistema Nacional de Segurança Turística. Em agosto, a Diretoria de Políticas e Ações Integradas, coordenada pelo coronel Luciano Puchalski, organizou o 1º Encontro de Segurança Turística, com a presença de representantes dos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e do Desenvolvimento Regional.

Edição: André Martins

registrado em:
Fim do conteúdo da página