Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
institucional

Senado aprova “Ceús Abertos” com os Estados Unidos

Medida derruba limite atual de 301 voos semanais e permite abertura de novas rotas entre Brasil e o maior país da América do Norte

  • Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 11h23
  • Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 14h47

 

21 12 17 aviao 2A1A0355

Crédito: Roberto Castro/MTur

 

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (07) o projeto “Céus Abertos”, que retira o limite de 301 voos semanais entre Brasil e Estados Unidos. A expectativa é de que a medida tenha um impacto significativo para o turismo nacional e é resultado de um acordo firmado em 2011 pelos dois países.  O texto que já havia sido aprovado pela Câmara segue para promulgação.

De acordo com levantamento feito pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, sigla em inglês), o número de passageiros em rotas internacionais com origem ou destino no Brasil poderá aumentar 47% após a ratificação do “Céus Abertos”.

“O fim do limite de voos semanais é mais uma conquista que irá impulsionar o nosso turismo e vai complementar outro importante avanço que são os vistos eletrônicos para os turistas americanos. Números divulgados essa semana mostram que, apenas em fevereiro, o aumento da demanda de vistos por parte dos americanos foi de 87% em relação ao mesmo mês do ano passado. Temos muito o que comemorar”, comentou o ministro do turismo, Marx Beltrão.

Com a medida, a abertura ou fechamento de novas rotas aéreas entre o Brasil e os Estados Unidos passarão a ser livres, de acordo com a decisão das empresas. O texto mantém a proibição de as companhias americanas realizaram rotas domésticas no Brasil e vice-versa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página