Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página


PRESENCIAL


A quem se destina
A estudantes regularmente matriculados no ensino médio, a partir do 2º ano, prioritariamente em instituições da rede pública, nos termos do art. 36-C, inciso II, da Lei nº 9.394, de 1996.

Eixos/Cursos:

  • Eixo Turismo Hospitalidade e Lazer (Agenciamento de Viagem; Cozinha; Eventos; Guia de Turismo; Hospedagem; Lazer; e Restaurante e Bar);

  • Eixo Desenvolvimento Educacional Social (Secretaria Escolar);

  • Eixo Gestão e Negócios (Administração; Comércio; Contabilidade; Logística; Marketing; Qualidade; Recursos Humanos; Secretariado; e Vendas);

  • Eixo Informação e Comunicação (Computação Gráfica; Desenvolvimento de Sistema; Informática; Informática para Internet; Manutenção e Suporte em Informática; Programação de Jogos Digitais; Rede de Computadores; Sistemas de Transmissão; Telecomunicações);

  • Eixo Produção Alimentícia (Agroindústria; Alimentos; e Confeitaria); e

  • Eixo Produção Cultural e Design (Artes Circenses; Artes Visuais; Canto; Dança; Design de Interiores; Multimídia; Paisagismo; Produção de Áudio e Vídeo; Produção de Moda; Publicidade; e Teatro).



Ofertantes
Secretarias de Educação, conforme Portaria nº 49 – SETEC/MEC, de 1º de dezembro de 2016.

Carga horária
Mínima de 800 horas e máxima de 1200 horas.

Turma
As turmas deverão apresentar no mínimo 25 alunos e no máximo 40, salvo os cursos de técnicos de cozinha cujo número máximo será de 30 alunos.

Cronograma de execução
Período para realização da pré-matrícula: a partir de 23 de junho a 15 de agosto de 2018.
Início das aulas: Previsão de 15 de agosto de 2018.

Critério de atendimento para o MTur
Priorizar os municípios das categorias A, B e C do Mapa do Turismo Brasileiro (Portaria nº 172, de 11 de julho de 2016).

A quem se destina
A estudantes regularmente matriculados no ensino médio, a partir do 2º ano, prioritariamente em instituições da rede pública, nos termos do art. 36-C, inciso II, da Lei nº 9.394, de 1996.

Curso
Será ofertado na modalidade de educação a distância, cuja presencialidade obrigatória (segundo resolução CNE/CEB nº 06 de 2012) é de, no mínimo, 20% (vinte por cento). Entretanto, estão previstos encontros quinzenais e, dependendo da escolha do curso, serão ministradas aulas práticas. O MEC custeará a assistência estudantil, observando a proporcionalidade da hora do curso a distância.

A oferta é para cursos dos seguintes eixos: Turismo, Hospitalidade e Lazer (Cozinha, Restaurante e Bar, Lazer, Eventos e Guia de Turismo); Gestão e Negócios (Recursos Humanos, Administração e Vendas); Produção Alimentícia (Alimentos, Confeitaria e Panificação); Recursos Naturais (Açúcar e Álcool e Pesca).

Carga horária
Dependendo do curso escolhido a carga horária será de 800, 840, 1.000 ou 1.200 horas.

Ofertantes
Os cursos a distância serão ofertados pelos institutos: IFSULDEMINAS; IFAM; IFGOIANO; IFES; IFS; IFC; IFMS; IFMA; IFSC; IFCE; IFRN; IFNMG; IFFLUMINENSE; IFPB; IFRO e IFTO (relação do MEC).

Turma
As turmas deverão apresentar no mínimo 50 alunos.

Cronograma de execução
Período de pré-matrícula: 13 de maio a 15 de setembro.
Início das aulas: 24 de julho a 14 de agosto.

Critério de atendimento para o MTur
Unidade da Federação que possua ofertante habilitado, conforme relação apresentada pelo MEC.

Grafico Mediotec EAD

Grafico Mediotec EAD2

» Perguntas Frequentes Mediotec

registrado em:
Fim do conteúdo da página