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Perguntas Frequentes

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 18h40 | Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 15h02

Dúvidas Frequentes

BBA1

Canal Brasil Braços Abertos

http://bba.turismo.gov.br

 

         Curso de Atendimento ao Turista, apresenta carga horária de 80 horas, composto de 4 (quatro) módulos: Introdução (dicas de como utilizar Canal); Atendimento (conteúdo didático orientado para técnicas e comportamentos voltados para um atendimento de excelência); Comunicação (conteúdo didático orientado para língua portuguesa e inglesa, no sentido de qualificar o atendente na comunicação básica com seus clientes) e Transversal (conteúdo didático que transcende a área de atendimento, mas que é de suma importância para preparação de um cidadão ético e apto a viver em sociedade).

        Trata-se de formação em educação à distância, totalmente GRATUITA, recomendada para pessoas que possuam ensino fundamental com idade igual ou superior à 15 (quinze) anos, oferecida em módulos, estruturada por meio da Plataforma de Engajamento e Aprendizagem - PEA do MTur, acessível ao estudante por qualquer aparelho com internet, como smartphone, tablet ou computador.

 

Dúvidas de Alunos

  1. Quem poderá fazer o curso de Atendimento ao Turista?
    Todos os cidadãos, independente do perfil da ocupação, que desejam ampliar seu conhecimento e atender melhor o turista.
  2. Qual é a carga horária e a pontuação máxima? 
    80 horas, 696 pontos.
  3. Não consigo acessar o curso / Tento acessar o Canal e diz que “Não é possível acessar esse site”/ O link do Google redireciona para um canal desativado
    O endereço correto é http://bba.turismo.gov.br/
  4. As unidades sumiram da minha página inicial: 
    As unidades 100% concluídas vão para o fim da tela das unidades disponíveis para cursar, mas ainda ficam disponíveis para o/a aluno/a rever.
  5. Quero emitir certificado: 
    O certificado está disponível após concluir todas as unidades 100%, inserindo o CPF no endereço http://bba.turismo.gov.br/certificado
  6. O certificado precisa da assinatura do reitor do IFRJ e do Ministro de Estado do Turismo? 
    O certificado não precisa de assinatura manual. A plataforma tecnológica verifica a autenticidade do documento pelo botão "Validar" em http://bba.turismo.gov.br/certificado. Ele é reconhecido pelo MEC e pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro e vale como curso de extensão de 80 horas.
  7. Para que servem os pontos? 
    Os pontos servem para acompanhar o desempenho do participante em relação aos demais. Quando atingir a pontuação máxima (696 pontos), estará concluído o curso e você poderá emitir o Certificado pelo endereço http://bba.turismo.gov.br/certificado
  8. Não consigo acessar uma página do canal / Aparece mensagem de erro”:
    Favor especificar a mensagem de erro e, se possível, enviar foto da tela (Print Screen) com a mensagem para averiguarmos melhor, para o e-mail pea@turismo.gov.br.
  9. Quero alterar dados do meu cadastro (e-mail, CPF etc):
    Envie e-mail para pea@turismo.gov.br informando os dados que você deseja alterar para encaminharmos à equipe técnica. Retornaremos sua mensagem assim que esta demanda for atendida.
  10. Cadastrei meu e-mail/CPF erradamente. Como ajustá-lo?
    Entre em contato pelo pea@turismo.gov.br. Envie-nos o dado cadastrado erroneamente e o dado correto para que possamos corrigi-lo na plataforma. Você receberá uma mensagem avisando que a correção foi feita.
  11. Gostaria de outros cursos, como agente de hospedagem
    O canal Brasil Braços Abertos oferece curso de Atendimento ao Turista. Atualmente ele não oferta curso de Agente de Hospedagem, mas temos unidades relacionadas a esse tema e que podem agregar bastante na experiência profissional e no currículo. De qualquer forma, anotamos sua sugestão e agradecemos muito pela sua opinião.
  12. Quando posso começar o curso? 
    Você pode começar o curso quando quiser. Uma dica para planejar seus estudos de maneira tranquila é fazer 6 unidades por semana. Assim sobra um dia do fim de semana para um merecido descanso e você conclui o curso em 3 meses.
  13. A unidade não carrega/não consigo avançar para o próximo módulo
    Pedimos que tente outros navegadores/dispositivos e certifique-se de usar a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, pode avisar novamente por favor pelo e-mail pea@turismo.gov.br ou pelo 0800 200 8484.
  14. Estou com problemas para passar para a próxima atividade de uma unidade, o que devo fazer?
    Envie-nos um e-mail (pea@turismo.gov.br) com o nome da unidade e o “print screen” da tela de erro para verificação. Enquanto verificamos, tente esta dica: limpe o cache de seu computador antes de tentar. Se você utiliza o Chrome, clique no ícone de lista ao lado da estrela (canto superior direito), em seguida em configurações > histórico > limpar dados de navegação. No pop, selecione a opção "desde a última hora" e confirme clicando no botão "Limpar dados de navegação". Pronto! Você já pode acessar a plataforma sem risco de visualizar o erro antigo. O procedimento é bem parecido para outros navegadores.
  15. No cadastro não há o nome de minha cidade nem o bairro de meu estabelecimento. Como proceder? 
    No seu perfil você pode alterar Bairro, Tipo e Estabelecimento. Uma sugestão para você editar os campos como deseja é: em Perfil, selecione no campo Bairro a opção Outros. Caso a sua cidade não conste na lista de opções disponíveis, favor nos informar para que encaminhemos à equipe técnica.
  16. Uma das minhas unidades está com 87% mesmo tendo concluído.  Isso se deu por ter errado duas questões no QUIZ. O que fazer para concluir com 100%? 
    Você poderá refazer o Quiz quantas vezes forem necessárias para atingir aproveitamento mínimo de 60% e concluir a unidade. Também poderá rever as atividades anteriores e se preparar para o Quiz.
  17. Será que tem como pular a parte do inglês para quem já fala o inglês? 
    Não. Para concluir o curso e ser certificado pelo IFRJ é necessária a conclusão de todas as unidades do canal. Como você já fala inglês, você fará rapidinho essas unidades e elas servirão para relembrar palavras e expressões muito utilizadas no atendimento ao turista.
  18. Os áudios estão com defeito
    Alguns botões de áudio levam uns segundos para executarem o som, especialmente ao acessar por Smartphone. Basta clicar uma vez e esperar (clicar novamente antes da espera faz ele executar os segundos de silêncio novamente ou até mesmo travar a página). Solicitamos também que utilize a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, pode nos informar qual unidade para que possamos averiguar pelo e-mail pea@turismo.gov.br ou pelo 0800 200 8484.
  19. Quero confirmar minha inscrição
    você pode inserir seu CPF no link turismo.gov.br/certificado e clicar no botão VALIDAR. Quando o aluno está cadastrado, aparece uma das seguintes mensagens: “Este participante não possui direito a um certificado, pois ainda não finalizou as atividades do canal” ou “Este participante possui certificado válido”. A mensagem prova que você está inscrito no canal. Quando o aluno não está cadastrado, aparece a mensagem “Não existe qualquer participante neste canal com o CPF informado”. Lembrando que alguns CPFs precisam de um ou dois dígitos a mais no início. Utilize zero. Por exemplo: para o cpf 123456789, digite 00123456789. O canal Brasil Braços Abertos não possui outro tipo de declaração de matrícula.
  20. Quero confirmar minha pontuação
    o canto superior direito da tela mostra a quantidade de pontos que você obteve. O canal Brasil Braços Abertos não possui outro tipo de declaração confirmando a pontuação dos alunos.
  21. Não estou recebendo senha nova pelo botão Esqueci Minha Senha:
    verificamos que os e-mails do hotmail estão com problema na caixa de entrada. Solicitamos que informe um e-mail diferente para alterarmos no seu cadastro. Assim que a alteração for feita, você conseguirá utilizar o botão Esqueci Minha Senha.
  22. Esqueci meu e-mail de cadastro
    nos informe seus dados enviando e-mail para pea@turismo.gov.br ou ligando para a Central de Atendimento 0800 20 8484. Nossa equipe técnica tentará localizar seu cadastro e se necessário utilizar outro e-mail de sua preferência.
  23. “Não consigo concluir o jogo Olha A Água”
    o objetivo do jogo é aprender a precificar. O seu produto ou negócio precisa ter um preço certo, que ao mesmo tempo não seja muito baixo a ponto de prejudicar seu negócio e nem muito alto a ponto de levar o cliente a desistir da compra. Neste jogo-simulação, você pode começar com um preço mais alto e acompanhar a reação do cliente. Quando ele recusa compra a água, está alto demais. Reduza o preço até o cliente aceite, e analise bem os resultados do lucro por dia e sua meta de lucro. Este jogo é uma ótima oportunidade para aprender o equilíbrio da Precificação antes de botar em prática no seu negócio, evitando possíveis prejuízos.
  24. Terei acesso às aulas após o encerramento do canal? 
    após encerrado o prazo de conclusão do curso, o acesso às aulas ficará indisponível. O canal pode ser reaberto anualmente conforme cronograma no portal do Ministério do Turismo.
  25. Quero mais informações sobre as premiações:
    O MTur irá informar em momento oportuno.
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