Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Assuntos > Programa de Atração de Investimentos - PAI
Início do conteúdo da página

Programa de Atração de Investimentos - PAI

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 09h25 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 09h25

O Programa de Atração de Investimentos tem foco na atração de investimentos privados para o turismo brasileiro, através da contínua melhora do ambiente de negócios, da competitividade e da segurança jurídica. Seguindo essa linha, o Programa atua em diferentes Ações para a consecução deste objetivo. São estas:

I – Realização de estudos, análises e pesquisas de mercado para facilitar a identificação de oportunidades de investimentos no setor e seus eventuais obstáculos

O programa tem como uma de suas diretrizes realizar pesquisas que identifiquem oportunidades e soluções para que os investimentos sejam feitos no País. Pesquisas de benchmarking e estudos de mercado objetivando identificar as melhoras práticas e referências competitivas para a atração de investimentos e divulgação de oportunidades do setor a potenciais investidores. Além de atrair novos investidores, o Programa tem o intuito de coletar e disponibilizar informações importantes a respeito da legislação, da economia e das inovações aplicadas ao setor para subsidiar decisões relacionadas a políticas públicas que promovam a melhora contínua do ambiente de negócios e da segurança jurídica.

 

II – Ações para o desentrave de investimentos no setor de turismo

Promover maior contato entre o poder público e o mercado para identificar gargalos que impedem ou dificultam a realização de investimentos, otimizar a legislação continuamente, construir e atualizar guias para investir e pesquisar. Atualmente, a Coordenação responsável pelo Programa participa da construção do Ombudsman de Investimentos Diretos, coordenado pela Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, em conjunto com as demais pastas, com o foco em prestar consultoria a investidores estrangeiros. O Programa também tem em seu planejamento a realização de um mapeamento de projetos com dificuldades em serem executados no país, por questões burocráticas, ambientais e legais, com o objetivo de mostrar quais são os maiores entraves para o investimento, e a partir disso, tomar medidas que facilitem o processo ao investidor. O fortalecimento da segurança jurídica é uma das ações cruciais do Programa.

 

III – Portal de Investimentos digital

O Programa de Atração de Investimentos contempla a construção de um portal de investimentos digital online para, por meio dessa ferramenta tecnológica, criar uma biblioteca digital de projetos, um marketplace para conectar empreendedores e investidores e obter os dados necessários para análise do mercado. Tal ferramenta proporcionará a criação de um portfólio inteligente de oportunidades. Em seu planejamento, o Programa prevê a participação constante em missões nacionais e internacionais, as quais buscam aproximar o público investidor de projetos de infraestrutura turística localizados no país. O Programa tem como foco participar de eventos em que os grandes players do mercado estão presentes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página