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Perguntas Frequentes do CGT - 2018

Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 09h07 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 09h37

Dúvidas Frequentes

GestorTurismo

Canal do Gestor

http://gestor.turismo.gov.br

 

Curso profissionalizante, de 50 horas, desenvolvido em 4 módulos referente à formação de atores institucionais, em específico o gestor de turismo, composta por 4 módulos. 

Destinado aos atores institucionais, em especial os gestores das políticas públicas do turismo, atuantes no desenvolvimento do turismo. O curso poderá ser cursado por qualquer equipamento tecnológico com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computador. Recomendado a pessoas com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.

Considerando o turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico a médio e longo prazos, a melhoria da qualificação profissional do setor como meio para ampliar a inclusão social, a qualidade de vida dos trabalhadores e a qualidade da prestação de serviços turísticos no Brasil, com a qualificação pelo Canal Gestor de Turismo, almeja-se como expectativa:

a. A oferta contínua de capacitação aos gestores públicos, em diferentes níveis de complexidade;
b. Empoderamento dos gestores públicos sobre a importância do fomento ao empreendedorismo como alternativa de desenvolvimento do turismo de base local;
c. Melhoria da hospitalidade entre turistas e residentes;
d. Fortalecimento da economia dos destinos; e
e. Desenvolvimento de atores institucionais no planejamento e gestão de políticas públicas em turismo.

 

Estrutura do curso Gestor de Turismo (50h)

MÓDULO INTRODUTÓRIO – Como utilizar o canal

MODULO I – Planejamento

MODULO II – Legislação

MODULO III – Projetos

MODULO IV – Programas e ações específicas do MTur.

 

O curso é composto por 35 unidades distribuídas da seguinte forma:

0 - Introdução

00 introducao

 

1 – Planejamento

01 planejamento

 2 – Legislação

02 legislacao

3 – Projetos

03 Projetos

4 – Programas e ações específicas do MTur

4 ProgramaseAcoes

CRONOGRAMA

- Prazo para inscrições: de 30 de Novembro de 2018.

- Prazo para concluir o curso: 17 de Fevereiro de 2019.

Dúvidas de Alunos

1. O link do Google redireciona para um canal desativado/Não consigo acessar o curso:

Favor acessar http://gestor.turismo.gov.br/

2. As unidades sumiram da minha página inicial:

As unidades 100% concluídas vão para o final da tela das unidades disponíveis para cursar, mas ainda ficam disponíveis para o/a aluno/a rever. Recomenda-se navegar pelo botão Módulos e depois selecionar a unidade.

módulosgestor

 

3. Como emitir o certificado?

O certificado estará disponível após conclusão de todas as unidades 100% e pontuação máxima de 429 pontos. Acesse http://gestor.turismo.gov.br/certificado e na tela de login tem a opção Emitir Certificado. Basta informar o CPF e clicar em Gerar

 

emitir certificado emitir certificado1

 

 

4. O certificado precisa da assinatura do reitor do IFRJ e do Ministro de Estado do Turismo?

O certificado não precisa de assinatura manual. A plataforma tecnológica verifica a autenticidade do documento pelo botão "Validar" em http://gestor.turismo.gov.br/certificado. Ele é validado pelo IFRJ e reconhecido pelo MEC.

5. Como fica meu certificado se eu acessar o curso pela rede social?

As redes sociais são apenas meios de acesso ao Canal Gestor de Turismo. O aluno precisa preencher todos os campos do cadastro, principalmente informando nome completo e CPF que serão utilizados pela plataforma para preencher o certificado.

6. Para que servem os pontos?

Os pontos servem para acompanhar o progresso do participante em relação aos demais. Quando atingir a pontuação máxima (429 pontos), estará concluído o curso e poderá emitir o certificado pelo endereço http://gestor.turismo.gov.br/certificado

7. Não consigo acessar página “x”/Aparece mensagem de erro”.

acessar por outros navegadores ou limpar o histórico. Caso o erro persista, envie para pea@turismo.gov.br a mensagem de erro e, se possível, foto da tela (Print Screen) com a mensagem para averiguarmos melhor.     

8. Quero alterar dados do meu cadastro (e-mail, CPF, etc):

Envie e-mail para pea@turismo.gov.br com os dados que deseja alterar.

9. Cadastrei meu e-mail/CPF erradamente, como ajustá-lo?:

Entre em contato pelo pea@turismo.gov.br. Envie-nos o dado cadastrado erroneamente e o dado correto para que possamos corrigi-lo.

10. Gostaria de outros cursos:

Além do Curso de Gestor de Turismo (50h) estão abertas também as inscrições para o Canal Brasil Braços Abertos, que oferece o Curso de Atendimento ao Turista.

- O Brasil Braços Abertos é um curso voltado para profissionais que atuam na linha de frente do turismo, que prestam atendimento ao turista de diversas formas. Também é direcionado àqueles que pretendem entrar neste mercado de trabalho.

- O curso tem caga horária de 80 horas e vale como curso de extensão.

11. Quando posso começar o curso?

Você pode começar o curso quando quiser. Uma dica para planejar seus estudos de maneira tranquila é fazer 6 unidades por semana. Assim o aluno estuda tranquilamente e conclui o curso em 3 meses.

12. A unidade não carrega/não consigo avançar para o próximo módulo:

Pedimos que tente outros navegadores/dispositivos e certifique-se de usar a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, envie e-mail para pea@turismo.gov.br

13. Fiz o cadastro via rede social. Estou tentando recuperar minha senha e diz que não é possível, o que faço?

O cadastro pode ser feito direto no site do canal, ou pelas redes sociais. Se ao fazer o cadastro você utilizou uma das redes sociais disponíveis, não foi preciso cadastrar senha, e por isso não é possível recuperá-la. Para acessar o canal, basta clicar no ícone da rede social que você escolheu inicialmente para entrar.

14. Me inscrevi pelas mídias sociais e perdi o acesso/Excluí meu perfil das mídias sociais:

Sugerimos reativar o perfil das mídias sociais para acessar o canal ou entrar em contato com o suporte da mídia social (pea@turismo.gov.br)

15. Estou com problemas para passar para a próxima atividade de uma unidade. O que devo fazer?

Envie-nos um e-mail (pea@turismo.gov.br) com o nome da unidade e o “print screen” da tela de erro para verificação. Enquanto verificamos,tente limpar o histórico de seu computador antes de tentar. Se você utiliza o navegador Google Chrome, clique no ícone de lista ao lado da estrela (canto superior direito), em seguida em configurações > histórico > limpar dados de navegação. Selecione a opção "desde a última hora" e confirme clicando no botão "Limpar dados de navegação". Pronto! Você já pode acessar o curso sem risco de visualizar o erro antigo. O procedimento é bem parecido para outros navegadores.

16. O aluno tenta acessar o canal e aparece a mensagem “Não é possível acessar esse site”, o que fazer?

Acesse gestor.turismo.gov.br

17. No cadastro não há o nome de minha cidade nem o bairro de meu estabelecimento. Como proceder?

No seu perfil você pode alterar: Bairro, Tipo e Estabelecimento. Uma sugestão para você editar os campos como deseja é: em Perfil, Selecione no campo “Tipo” a opção outros. Caso a sua cidade não conste na lista de opções disponíveis, favor nos informar para que encaminhemos à equipe técnica.

18. Uma das minhas unidades está com 87% mesmo tendo concluído. 

Ainda restam atividades a serem concluídas, como um Quiz no final da unidade. Você poderá refazer o Quiz quantas vezes forem necessárias para atingir aproveitamento mínimo de 60% e concluir a unidade. Também poderá rever as atividades anteriores e se preparar para o quiz.

19. Os áudios estão com defeito:

Alguns botões de áudio levam uns segundos para executarem o som, especialmente ao acessar por Smartphone. Basta clicar uma vez e esperar (clicar novamente antes da espera faz ele executar os segundos de silêncio novamente ou até mesmo travar a página). Solicitamos também que utilize a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, pode nos informar qual unidade para que possamos averiguar.

20. Quero confirmar minha inscrição:

Você pode inserir seu CPF no link http://gestor.turismo.gov.br/certificado e clicar no botão VALIDAR. Quando o aluno está cadastrado, aparece uma das seguintes mensagens: “Este participante não possui direito a um certificado, pois ainda não finalizou as atividades do canal” ou “Este participante possui certificado válido”. A mensagem prova que você está inscrito no canal. Quando o aluno não está cadastrado, aparece a mensagem “Não existe qualquer participante neste canal com o CPF informado”. Lembrando que alguns CPFs precisam de um ou dois dígitos a mais no início. Utilize zero. Por exemplo: para o cpf 123456789, digite 00123456789. O canal Brasil Braços Abertos não possui outro tipo de declaração de matrícula.

7

21. Quero confirmar minha pontuação: O canto superior direito da tela mostra a quantidade de pontos que você obteve. Você também pode utilizar o botão Ranking. Ele mostra sua pontuação e a sua colocação entre os demais participantes.

confirmar pontuacao

 

22. Não estou recebendo senha nova pelo botão Esqueci Minha Senha:

Envie e-mail para pea@turismo.gov.br para averiguarmos.

23. Terei acesso às aulas após o encerramento do canal?

Após o encerramento do canal, ele será reaberto na edição do ano seguinte. Fique atendo ao cronograma no site do MTur e nas mensagens enviadas pelo pea@turismo.gov.br

24. O curso possui declaração de matrícula?

Não, apenas emissão de certificado após a conclusão do curso.

25. Fiz minha inscrição, mas desejo cancelar. Como procedo? E para não pegar vaga de ninguém, melhor cancelar:

Informamos que o curso é online e totalmente gratuito e que não tem número de vagas. Você poderá retomar a qualquer momento, lembrando que a data para conclusão é 31 de dezembro de 2018. Caso queira colaborar conosco, você pode nos informar o motivo da desistência do curso, enviando e-mail para pea@turismo.gov.br

26. Eu fiz o cadastro no Canal Gestor de Turismo, porém eu não lembro direito o e-mail e senha e gostaria de alterar o e-mail:

Enviar a solicitação para pea@turismo.gov.br informando o novo e-mail, nome, CPF e telefone para que a equipe técnica faça a alteração.

 

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