Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Assuntos > Perguntas Frequentes do CGT - 2018
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes do CGT - 2018

Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 09h07 | Última atualização em Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 15h57

Dúvidas Frequentes

GestorTurismo

Canal do Gestor

http://gestor.turismo.gov.br

 

Curso profissionalizante, de 50 horas, desenvolvido em 4 módulos referente à formação de atores institucionais, em específico o gestor de turismo, composta por 4 módulos. 

Destinado aos atores institucionais, em especial os gestores das políticas públicas do turismo, atuantes no desenvolvimento do turismo. O curso poderá ser cursado por qualquer equipamento tecnológico com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computador. Recomendado a pessoas com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.

Considerando o turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico a médio e longo prazos, a melhoria da qualificação profissional do setor como meio para ampliar a inclusão social, a qualidade de vida dos trabalhadores e a qualidade da prestação de serviços turísticos no Brasil, com a qualificação pelo Canal Gestor de Turismo, almeja-se como expectativa:

a. A oferta contínua de capacitação aos gestores públicos, em diferentes níveis de complexidade;
b. Empoderamento dos gestores públicos sobre a importância do fomento ao empreendedorismo como alternativa de desenvolvimento do turismo de base local;
c. Melhoria da hospitalidade entre turistas e residentes;
d. Fortalecimento da economia dos destinos; e
e. Desenvolvimento de atores institucionais no planejamento e gestão de políticas públicas em turismo.

 

Estrutura do curso Gestor de Turismo (50h)

MÓDULO INTRODUTÓRIO – Como utilizar o canal

MODULO I – Planejamento

MODULO II – Legislação

MODULO III – Projetos

MODULO IV – Programas e ações específicas do MTur.

 

O curso é composto por 35 unidades distribuídas da seguinte forma:

0 - Introdução

00 introducao

 

1 – Planejamento

01 planejamento

 2 – Legislação

02 legislacao

3 – Projetos

03 Projetos

4 – Programas e ações específicas do MTur

4 ProgramaseAcoes

CRONOGRAMA

- Prazo para inscrições: de 30 de Novembro de 2018.

- Prazo para concluir o curso: 30 de Abril de 2019.

Dúvidas de Alunos

1. O link do Google redireciona para um canal desativado/Não consigo acessar o curso:

Favor acessar http://gestor.turismo.gov.br/

2. As unidades sumiram da minha página inicial:

As unidades 100% concluídas vão para o fim da tela das unidades disponíveis para cursar, mas ainda ficam disponíveis para o/a aluno/a rever.

módulosgestor

 

3. Como emitir o certificado?

O certificado está disponível após concluir todas as unidades 100%, inserindo o CPF no endereço http://gestor.turismo.gov.br/certificado/

 

emitir certificado emitir certificado1

 

 

4. O certificado precisa da assinatura do reitor do IFRJ e do Ministro de Estado do Turismo?

O certificado não precisa de assinatura manual. A plataforma tecnológica verifica a autenticidade do documento pelo botão "Validar" em http://gestor.turismo.gov.br/certificado/. Ele é reconhecido pelo MEC e o IFRJ e vale como curso profissionalizante de 50 horas.

5. Como fica meu certificado se eu acessar o curso pela rede social?

O nome que aparece no certificado é o nome cadastrado na rede social (o mesmo que aparece na aba perfil). O aluno precisa preencher o cadastro da mesma forma. O CPF é um dado obrigatório para todos e a plataforma não aceita duplicidade do mesmo CPF.

6. Para que servem os pontos?

Os pontos servem para acompanhar o progresso do participante em relação aos demais. Quando atingir a pontuação máxima (429 pontos), estará concluído o curso e você poderá emitir o Certificado pelo endereço http://gestor.turismo.gov.br/certificado/

7. Não consigo acessar página “x”/Aparece mensagem de erro”.

Favor especificar a mensagem de erro e, se possível, enviar foto da tela (Print Screen) com a mensagem para averiguarmos melhor, para o e-mail pea@turismo.gov.br.

8. Quero alterar dados do meu cadastro (e-mail, CPF, etc):

envie e-mail para pea@turismo.gov.br informando os dados que você deseja alterar para encaminharmos à equipe técnica. Retornaremos sua mensagem assim que esta demanda for atendida.

9. Cadastrei meu e-mail/CPF erradamente, como ajustá-lo?:

Entre em contato pelo pea@turismo.gov.br. Envie-nos o dado cadastrado erroneamente e o dado correto para que possamos corrigi-lo na plataforma. Você receberá uma mensagem avisando que a correção já foi feita.

10. Gostaria de outros cursos:

Além do Curso de Gestor de Turismo (50h) estão abertas também as inscrições para o Canal Brasil Braços Abertos, que oferece o Curso de Atendimento ao Turista.

- O Brasil Braços Abertos é um curso voltado para profissionais que atuam na linha de frente do turismo, que prestam atendimento ao turista de diversas formas. Também é direcionado àqueles que pretendem entrar neste mercado de trabalho.

- O curso tem caga horária de 80 horas e vale como curso de extensão.

11. Quando posso começar o curso?

Você pode começar o curso quando quiser. Uma dica para planejar seus estudos de maneira tranquila é fazer 6 unidades por semana. Assim sobra um dia do fim de semana para um merecido descanso e você conclui o curso em 2 meses.

12. A unidade não carrega/não consigo avançar para o próximo módulo:

Pedimos que tente outros navegadores/dispositivos e certifique-se de usar a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, envie e-mail para pea@turismo.gov.br

13. Fiz o cadastro via rede social. Estou tentando recuperar minha senha e diz que não é possível, o que faço?

Se ao fazer o cadastro você utilizou uma das redes sociais disponíveis, não foi preciso cadastrar senha, e por isso não é possível recuperá-la. Para acessar o canal, basta clicar no ícone da rede social que você escolheu inicialmente para entrar. Se você tiver feito o cadastro com e-mail e senha e agora não estiver conseguindo acessar com eles, por favor envie e-mail para pea@turismo.gov.br informando o e-mail cadastrado para que possamos resolver o problema com a equipe de suporte da plataforma. Lembrando que não é possível que a mesma pessoa tenha dois cadastros na plataforma.

14. Me inscrevi pelas mídias sociais e perdi o acesso/Excluí meu perfil das mídias sociais:

Quando o cadastro do aluno é feito pelas redes sociais, não há cadastro de senha, e por isso não é possível recuperá-la. Sugerimos reativar o perfil das mídias sociais para acessar o canal ou entrar em contato com o suporte da mídia social.

15. Estou com problemas para passar para a próxima atividade de uma unidade. O que devo fazer?

Envie-nos um e-mail (pea@turismo.gov.br) com o nome da unidade e o “print screen” da tela de erro para verificação. Enquanto verificamos, tente esta dica: limpe o cache de seu computador antes de tentar. Se você utiliza o Chrome, clique no ícone de lista ao lado da estrela (canto superior direito), em seguida em configurações > histórico > limpar dados de navegação. No pop, selecione a opção "desde a última hora" e confirme clicando no botão "Limpar dados de navegação". Pronto! Você já pode acessar a plataforma sem risco de visualizar o erro antigo. O procedimento é bem parecido para outros navegadores.

16. O aluno tenta acessar o canal e aparece a mensagem “Não é possível acessar esse site”, o que fazer?

Acesse http://gestor.turismo.gov.br/. Lembre-se de que o endereço é sem www.

17. No cadastro não há o nome de minha cidade nem o bairro de meu estabelecimento. Como proceder?

No seu perfil você pode alterar: Bairro, Tipo e Estabelecimento. Uma sugestão para você editar os campos como deseja é: em Perfil, selecione no campo Bairro a opção Outros. Caso a sua cidade não conste na lista de opções disponíveis, favor nos informar para que encaminhemos à equipe técnica.

18. Uma das minhas unidades está com 87% mesmo tendo concluído.  Isso se deu por ter errado duas questões no QUIZ. O que fazer para concluir com 100%?

Você poderá refazer o Quiz quantas vezes forem necessárias para atingir aproveitamento mínimo de 60% e concluir a unidade. Também poderá rever as atividades anteriores e se preparar para o Quiz.

19. Os áudios estão com defeito:

Alguns botões de áudio levam uns segundos para executarem o som, especialmente ao acessar por Smartphone. Basta clicar uma vez e esperar (clicar novamente antes da espera faz ele executar os segundos de silêncio novamente ou até mesmo travar a página). Solicitamos também que utilize a melhor conexão de internet à sua disposição. Caso ocorra algum erro, pode nos informar qual unidade para que possamos averiguar.

20. Quero confirmar minha inscrição:

você pode inserir seu CPF no link http://gestor.turismo.gov.br/certificado/ e clicar no botão VALIDAR. Quando o aluno está cadastrado, aparece uma das seguintes mensagens: “Este participante não possui direito a um certificado, pois ainda não finalizou as atividades do canal” ou “Este participante possui certificado válido”. A mensagem prova que você está inscrito no canal. Quando o aluno não está cadastrado, aparece a mensagem “Não existe qualquer participante neste canal com o CPF informado”. Lembrando que alguns CPFs precisam de um ou dois dígitos a mais no início. Utilize zero. Por exemplo: para o cpf 123456789, digite 00123456789. O canal Gestor de Turismo não possui outro tipo de declaração de matrícula.

7

21. Quero confirmar minha pontuação:

o canto superior direito da tela mostra a quantidade de pontos que você obteve. O canal Gestor de Turismo não possui outro tipo de declaração confirmando a pontuação dos alunos.

confirmar pontuacao

 

22. Não estou recebendo senha nova pelo botão Esqueci Minha Senha:

verificamos que os e-mails do hotmail estão com problema na caixa de entrada. Solicitamos que informe um e-mail diferente para alterarmos no seu cadastro. Assim que a alteração for feita, você conseguirá utilizar o botão Esqueci Minha Senha.

23. Terei acesso às aulas após o encerramento do canal?

a edição de 2018 encerrará em 30/abr/19. A partir desta data, o acesso às aulas ficará indisponível. O canal pode ser reaberto anualmente conforme cronograma no portal do Ministério do Turismo.

24. O curso possui declaração de matrícula?

Não, apenas emissão de certificado após a conclusão do curso.

25. Fiz minha inscrição, mas desejo cancelar. Como procedo? E para não pegar vaga de ninguém, melhor cancelar:

Informamos que o curso é online e totalmente gratuito e que não tem número de vagas. Você poderá retomar a qualquer momento, lembrando que a data para conclusão é 31 de dezembro de 2018. Caso queira colaborar conosco, você pode nos informar o motivo da desistência do curso, enviando e-mail para pea@turismo.gov.br

26. Eu fiz o cadastro no Canal Gestor de Turismo, porém eu não lembro direito o e-mail e senha e gostaria de alterar o e-mail:

Enviar a solicitação para pea@turismo.gov.br informando o novo e-mail, nome, CPF e telefone para que a equipe técnica faça a alteração.

27. Quem poderá fazer o curso de Gestor de Turismo?

Atores institucionais, em especial os gestores públicos, do Turismo dos Municípios, Estados e Unidades Federativas participantes dos programas e projetos do Ministério do Turismo (MTur).

28. Qual é a carga horária e pontuação máxima?

50 horas, 429 pontos.

29. Não encontro mais o botão do ranking:

devido a problema de conexão, nosso suporte técnico precisou retirar o botão do Ranking para reduzir a instabilidade do canal. A plataforma será atualizada no decorrer de 2019 para melhorias.

 

 

Dúvidas dos Representantes

 

1. Como os Municípios e Estados participam do programa de qualificação? Como faço cadastro de Representante?

qualquer pessoa jurídica que atua no turismo pode cadastrar perfil de Representante pelo endereço http://gestor.turismo.gov.br/representante, como por exemplo Secretarias Municipais/Estaduais de Turismo e outras instituições públicas e privadas. O endereço apresenta um Termo de Compromisso, assinado eletronicamente, com orientações de como a instituição pode cooperar para o sucesso da política de qualificação. Os dados do Representante Legal são obrigatoriamente os dados do dirigente máximo da instituição, e o Ponto Focal é funcionário da mesma instituição indicado pelo representante legal, com capacidade para atuar como multiplicador, bem como para acompanhar os alunos durante o curso. No caso das prefeituras e Secretarias Estaduais, o Ponto Focal precisa ser servidor de carreira para assegurar a continuidade da iniciativa, pois já que os cargos comissionados por natureza são transitórios, existe uma rotatividade na ocupação da função.

2. Fiz o cadastro errado:

entre em contato com o Ministério do Turismo (pea@turismo.gov.br) para solucionarmos o problema.

3. Não consigo fazer login de Representante:

certifique-se de estar no endereço correto (http://gestor.turismo.gov.br/representante). Caso necessário, você pode utilizar o botão “Esqueci Minha Senha” para enviar nova senha para os e-mails do Representante Legal e do Ponto Focal. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail pea@turismo.gov.br

4. No cadastro do Representante, quem é o Representante Legal?

Para municípios, prefeito/a. Para estados, o governador/a. Para outras instituições, o dirigente máximo.

5. Qual a forma de inscrição do Ponto Focal?

O Ponto focal é a pessoa indicada pelo representante legal, com capacidade para atuar como multiplicador, bem como para acompanhar os alunos durante o curso. O cadastro do Ponto Focal é feito junto ao do Representante. Após o login, é possível baixar relatório dos alunos inscritos, pelo botão Download.

6. Qual o papel que o Representante do canal?

Ele será o Ponto Focal para o MTur e para o público em geral e também o multiplicador.

7. Qual a função o Ponto Focal irá exercer?

Além de ser o ponto focal do MTur e dos cursistas, é a pessoa responsável:

                - por acompanhar o relatório de alunos disponível pelo botão “Download”

- pelo repassasse das orientações e dos esclarecimentos em geral;

- pela divulgação da ação junto ao público alvo;

- pela mobilização do público alvo;

- pelo monitoramento da execução do curso pelos cursistas do município/estado, e

- por viabilizar a promoção do acesso gratuito a computadores com internet por rede wifi onde os participantes possam desenvolver suas atividades.

Exemplo:

- viabilizar ao aluno que não dispõe de computador, tablet e/ou celular o acesso a espaços públicos, tais como laboratórios tecnológicos de escolas, bibliotecas ect, sempre que possível.

- fazer parcerias com a rede privada, tais como lan hauses e outros.

8. Como é gerenciado o cadastro de Representante?

o login do Ponto Focal é o mesmo do Representante. O Ponto Focal é escolhido pelo Representante para gerir o cadastro em nome dele. A delegação dessa gestão facilita o desempenho das outras funções do Representante.

9. Como visualizar o Termo de Compromisso?

no final da página é possível ler o texto integral, sem os dados pessoais preenchidos.

10. O Ministério enviará algum recurso aos Representantes cadastrados?

serão enviados materiais digitais de divulgação como banners, documento de dúvidas frequentes, links de matérias e outros. Não são repassados recursos financeiros.

11. Após o Cadastro de Representante, onde encontramos o Termo de Compromisso?

Ao fazer o login, há um botão para imprimir o Termo de Compromisso preenchido.

12. O que fazer com o Termo de Compromisso? É preciso assinar e enviar ao MTur?

O Termo é assinado automaticamente após o cadastro. Não é preciso imprimir, mas isso pode ser feito para controle interno da instituição.

13. Nas cláusulas do Compromisso do Representante, consta a responsabilidade de disponibilizar acesso dos alunos à plataforma. Como isso é feito?

Por meio de estratégias que possibilitem os alunos acessarem o curso. O objetivo da parceria é aumentar o número de inscritos e concluintes, com o apoio das Secretarias Estaduais, Municipais e outras instituições. Isso pode ser feito de várias formas, usando a criatividade:

-Disponibilizar espaço com computadores e internet para os alunos que não têm acesso a estes dispositivos;

-Convocar voluntários para agirem como Monitor, esclarecendo dúvidas pontuais presencialmente. A instituição pode por exemplo entrar em contato com universidades apresentando o curso, oferecer aos alunos a oportunidade de atuarem como voluntário para conhecer profundamente o curso e atuar como Monitor Presencial, recebendo horas de atividade complementar exigidas pelo MEC;

-Realizar um levantamento de dados com público-alvo no município, por exemplo com o número de funcionários de hotel, guias turísticos, taxistas, garçons (trabalhadores diretamente ligados com o atendimento ao turista), verificar quais perfis representam maior número e focar a divulgação do curso para esses públicos;

-Outras maneiras que considerarem conveniente.

Obviamente, estamos abertos às suas sugestões para compartilharmos com outros Representantes. Sua ajuda é importante para todo o Brasil e a administração pública.

14. De que maneira os Representantes podem comprovar ao MTur o cumprimento da cláusula “Facilitar o acesso do participante ao Curso Gestor de Turismo, disponibilizando equipamentos tecnológicos ligados à Rede”?

Os Compromissos da Instituição, constadas na Cláusula Segunda, têm o intuito de engajar a instituição para obter sucesso no programa de qualificação em sua região. Isso pode ser feito de várias formas, realizando diagnóstico de demanda por qualificação e perfil dos alunos (nome, idade, profissão, local de trabalho, contato etc), divulgando o programa, estimulando a matrícula dos alunos e a conclusão do curso, premiando concluintes, disponibilizando computadores e internet para acesso dos alunos que não possuem dispositivos, aproveitando os certificados para o aumento da empregabilidade e outras ações. As responsabilidades do Representante não possuem caráter punitivo caso não sejam cumpridas e não é necessário comprovar o cumprimento delas, já que a assinatura do Termo de Compromisso não acarreta repasse de recursos financeiros. O sucesso da política de qualificação é o que comprova que o Representante cumpriu com suas responsabilidades.

15. Como o Ponto Focal poderá fazer o acompanhamento dos alunos?

Após o login do Representante, é possível baixar um relatório atualizado dos alunos inscritos, com dados detalhados.

16. Há um catálogo com cursos que serão oferecidos pela Secretaria de Qualificação e Promoção do Turismo?

Essas informações são divulgadas no site do Ministério do Turismo. Acesse http://www.turismo.gov.br/qualificacao

17. Quais cursos são oferecidos no canal Gestor de Turismo:

um único curso, de Gestor de Turismo. Ele é voltado para atores institucionais, em especial os gestores públicos, do Turismo dos Municípios, Estados e Unidades Federativas participantes dos programas e projetos do Ministério do Turismo (MTur). As unidades são divididas em módulos:

-Módulo Introdutório – Como utilizar o canal

-Módulo I – Planejamento

-Módulo II – Legislação

-Módulo III – Projetos

-Módulo IV – Programas/Ações Específicas do MTur

Municípios, estados e instituições também têm acesso às aulas do curso, por meio de cadastro no endereço http://gestor.turismo.gov.br/representante.

18. Os alunos podem fazer o curso mesmo sem haver Representante cadastrado na região onde mora?

sim. Os cadastros de aluno e de Representante são independentes. Um não restringe o outro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página