Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projetos de Cooperação

Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2015, 16h59 | Última atualização em Sexta, 29 de Maio de 2015, 16h59

Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo

O Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo tem por objetivo a concessão de 50 (cinquenta) bolsas de estudo a alunos brasileiros de graduação em Hotelaria e Turismo, selecionados por seu desempenho acadêmico, para curso profissionalizante a ser ministrado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, em Portugal, no período de 6 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014.
O Ministério do Turismo, em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), concederá aos 50 estudantes brasileiros selecionados, em conformidade com os critérios estabelecidos no Edital 1/2013, de 23 de setembro de 2013, bolsas de estudo para cobrir os custos de: a) transporte aéreo internacional, b) alojamento, c) alimentação, d) seguro-saúde, e) material usado nas aulas práticas e teóricas do curso em Portugal, e f) taxas escolares. Durante o curso, os estudantes brasileiros serão acompanhados pelos responsáveis da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, em toda a sua estada.
O referido Projeto decorre do Acordo de Cooperação no Domínio do Turismo assinado pela República Federativa do Brasil e pela República Portuguesa, em Salvador, no dia 29 de outubro de 2005, e promulgado pelo Decreto 6.700, de 17 de dezembro de 2008, e do Memorando de Entendimento, firmado em 4 de setembro de 2013, entre o Ministério do Turismo da República Federativa do Brasil e a Secretaria de Estado do Turismo da República Portuguesa para Cooperação Técnica na Área de Formação e Qualificação Profissional do Turismo.

Processo de seleção

Os estudantes interessados em aperfeiçoar suas qualificações em hotelaria e turismo poderão se inscrever entre 15 de outubro e 7 de novembro deste ano. Segundo o edital 1/2013 (páginas 1 e 2), cada instituição de ensino superior poderá indicar e homologar, no máximo, cinco de seus alunos para participar do processo seletivo do Projeto.
Poderão participar do Projeto alunos de graduação que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Bacharelado em Turismo e/ou Hotelaria ou o 4º semestre do curso de Tecnólogo da mesma área. Os cursos em que estiverem matriculados devem apresentar avaliação igual ou superior a 3 no ENADE. Além disso, os alunos devem ter nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009.

Link para edital

Qualquer dúvida poderá ser enviada por meio do e-mail: bolsa@turismo.gov.br.

Fim do conteúdo da página