Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Relações Multilaterais

Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2015, 16h58 | Última atualização em Sexta, 29 de Maio de 2015, 16h58

A Coordenação-Geral de Projetos e Relações Multilaterais é responsável por elaborar pauta e representar o Brasil nas reuniões de Organismos e Fóruns Internacionais, de forma a identificar e a desenvolver as ações delineadas nas referidas reuniões. Além disso, trabalha para qualificar a imagem internacional do Brasil de modo a aprimorar o posicionamento do País no mercado turístico mundial.

 

Organização Mundial do Turismo

A Organização Mundial do Turismo é a agência especializada das Nações Unidas para o turismo. Tem como objetivo atuar como fórum global para a difusão de conhecimentos e para a discussão de políticas de turismo.

Desde sua criação, em 2003, o Ministério do Turismo vem atuando junto à OMT de modo a beneficiar-se do repertório de estudos, pesquisas, diretrizes e publicações da Organização, para delinear politicas de governo e subsidiar programas de estimulo e atualização do turismo.

A Assessoria ainda elabora relatórios para subsidiar a participação de representantes do Ministério nas reuniões de trabalho da Organização, acompanha os programas, além de identificar e divulgar notícias da Organização às demais unidades do Ministério.

 

E-UNTWO, a biblioteca virtual da OMT

A Organização Mundial do Turismo disponibiliza aos seus membros acesso gratuito à biblioteca virtual. O E-UNWTO agrupa mais de 900 publicações especializadas na área do turismo.

Com o objetivo de compartilhar esse conhecimento com as administrações estaduais de turismo, o Ministério do Turismo negocia autorizações de acesso à biblioteca virtual da OMT. Para que seja viabilizado, é necessário que um acordo de cooperação técnica seja firmado entre o MTur e o órgão estadual, conforme determinação da Organização.

Atualmente, o serviço encontra-se disponível para os seguintes órgãos: Santa Catarina Turismo, Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia, Empresa de Turismo de Pernambuco, Secretaria de Estado do Turismo da Paraíba, Secretaria de Estado e Planejamento / Departamento de Turismo do Acre, Agência de Desenvolvimento Turístico de Tocantins e Secretaria de Estado do Turismo do Paraná.

Mais informações: www.unwto.org

 

Conselho Nacional de Imigração (CNIg)

 O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) é um órgão colegiado, criado pela Lei 6.815, de 19 de agosto de 1980, vinculado ao Ministério do Trabalho. O CNIg formula a política de imigração, coordena e orienta as atividades de imigração, promove e fornece estudos de problemas relativos à imigração, estabelece normas de seleção de imigrantes, dirime dúvidas e soluciona casos omissos relativos a imigrantes e opina sobre alteração da legislação correspondente. Na sua composição, conta com a representação do Ministério do Turismo.

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é uma organização formada pelos oito países lusófonos, que estimula o aprofundamento da amizade e a cooperação entre os seus membros. As discussões no âmbito do turismo são realizadas por meio de Reuniões Ministeriais.

Mais informações: http://www.cplp.org/turismo.

 

Fim do conteúdo da página