Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Acesso a informação > Ações e programas > Inventário da Oferta Turística
Início do conteúdo da página

Inventário da Oferta Turística

Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2015, 09h02 | Última atualização em Sexta, 29 de Maio de 2015, 16h25

A gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informações possibilitando que o planejamento seja estrategicamente configurado em um contexto situacional.

Dessa forma, para se desenvolver as potencialidades turísticas de uma região é imprescindível que haja planejamento e integração dos municípios que a compõem, o que exige também informações confiáveis como base para análises e decisões acertadas. Assim, o levantamento de informações turísticas e complementares é fundamental para a construção de um pensamento estratégico sobre aquilo que se pretende em relação ao destino.

O inventário consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, as instâncias de gestão e outras condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento. O intuito é permitir que o município faça um levantamento de sua infraestrutura e atrativos com a finalidade de reconhecer o que for passível de utilização para fins turísticos. Com isso, é possível embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo a partir da adoção de uma metodologia-padrão para inventariar a oferta turística no país.

Durante o último Salão do Turismo, em 2011, foi lançada a nova metodologia do Inventário da Oferta Turística. Em decorrência das alterações promovidas nos formulários, seria necessária a atualização do Sistema INVTUR. Após análise dos indicadores referentes a utilização do Sistema INVTUR, decidiu-se como alternativa mais adequada que cada município gerencie as informações levantadas em campo.

O Sistema INVTUR, compatível com a antiga metodologia, continua provisoriamente em funcionamento, visto que alguns municípios estão finalizando seus inventários com base na referida metodologia. Assim que estes inventários forem finalizados, o sistema será mantido apenas para consulta. Os inventários já finalizados estão disponíveis para consulta na aba “Relatórios”.

Neste contexto, não haverá abertura de novos inventários ou mesmo reabertura de inventários já finalizados para atualização, visto que os municípios passam a ser os gerenciadores das informações levantadas.

Mais informações

E-mail: regionalizacao@turismo.gov.br
Telefones: (61) 2023-8131 ou 0800 606 8484 (opção 2)

Saiba mais:
Inventário da Oferta Turística

Fim do conteúdo da página