Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Acesso a informação > Ações e programas > Estimular o desenvolvimento sustentável da atividade turística
Início do conteúdo da página

Estimular o desenvolvimento sustentável da atividade turística

Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2015, 16h20 | Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2015, 15h46

Conheça o Código Mundial de Ética para o Turismo

Principais ações

Integrar a produção associada na cadeia produtiva do turismo 

Passaporte Verde

Integrar a produção local à cadeia produtiva do turismo por meio de ações de promoção e comercialização, apoio a projetos para o desenvolvimento de atividades turísticas, criação de metodologias inovadoras e de incentivo à formação de redes que garantam a sustentabilidade das iniciativas locais.
Finalidade: contribuir para a diversificação da oferta com o incremento de diferencial competitivo de destinos e roteiros turísticos.

 

Combater a exploração de crianças e adolescentes na cadeia produtiva do turismo

Programa Turismo Sustentável e Infância

Divulgação de conteúdos vinculados a objetivos sociais de interesse público, com caráter educativo, informativo, de mobilização ou de orientação social, destinado fundamentalmente aos prestadores ou usuários de serviços turísticos. O conteúdo da ação refere-se à prevenção e ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e de adolescentes nos equipamentos turísticos. 

Finalidade: dar publicidade às informações de utilidade pública que visem à prevenção e ao enfrentamento da exploração de sexual de crianças e adolescentes na cadeia produtiva do turismo.

 

Fomentar o turismo de base comunitária

Programas de Integração à Produção Associada ao Turismo

Fomento e apoio a projetos ou ações para o desenvolvimento local e sustentável do turismo, por meio da organização e qualificação da produção, melhoria da qualidade dos serviços, incentivo ao associativismo, cooperativismo, empreendedorismo, formação de redes, estabelecimento de padrões e normas de atendimento diferenciado e estratégias inovadoras, para inserção desses produtos na cadeia produtiva do turismo, particularmente com relação a produtos e serviços turísticos de base comunitária com representatividade da cultura local, valorização do modo de vida ou defesa do meio ambiente. 
Finalidade: promover a qualificação e a diversificação da oferta turística, com a geração de trabalho e renda, e a valorização da cultura e do modo de vida local.

 

Induzir o turismo em destinos prioritários

Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas

O Ministério do Turismo apoia a formulação e a implementação de projetos em que o turismo é indutor do desenvolvimento local e da geração de emprego e renda. São priorizadas áreas de investimentos com impactos socioeconômicos e territórios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

Fim do conteúdo da página