Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Qualificação
Início do conteúdo da página

Qualificação

Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2016, 16h41 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2017, 15h29

O Ministério do Turismo tem a importante missão de elevar o turismo à condição de um dos principais vetores do desenvolvimento econômico e social do país, buscando a geração de empregos, de renda e contribuindo para a redução das desigualdades sociais na perspectiva de um Brasil melhor, mais justo e igualitário.

É neste contexto que a qualificação profissional desempenha papel de destaque, uma vez que, os destinos turísticos espalhados pelo Brasil a fora, competem entre si pela qualidade dos atrativos turísticos, bem como pelos serviços prestados aos visitantes.

A ampliação do conhecimento profissional nos diversos segmentos do setor de turismo contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, aumentando a satisfação do visitante e a competitividade dos destinos.

Assim, o MTur vem desenvolvendo uma série de projetos para atender às demandas do turismo brasileiro. Conheça alguns deles:

» BRASIL BRAÇOS ABERTOS

Instituído pela Portaria nº 46, de 04 de abril de 2017, com o objetivo de capacitar os profissionais que já atuam no mercado de trabalho e também preparar novos profissionais para atender as necessidades do setor.

A quem se destina
A profissionais que atuam na linha de frente do turismo, independente do perfil da ocupação.

Curso
Gratuito, o curso é dividido em módulos em que o estudante poderá acessar por qualquer aparelho com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computador. São voltados para a qualificação no atendimento ao público. Considerado como curso de extensão.

Carga horária
80 horas.

Ofertante
Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

INSCRIÇÕES PARA ESTUDANTES:
O profissional interessado deverá acessar a página do programa (brasilbracosabertos.turismo.gov.br), fazer o seu cadastro e, em seguida, iniciar o curso.

INSCRIÇÕES PARA GESTORES MUNICIPAIS:
O gestor municipal deverá acessar a página do programa (brasilbracosabertos.turismo.gov.br/municipio), fazer o cadastro e corroborar com o Termo de Compromisso. Os dados do Representante Legal são obrigatoriamente os dados do Prefeito.

» Confira a lista de municípios que aderiram ao Termo de Compromisso Brasil Braços Abertos

Prazo para Cadastro/Inscrição: até 30 de setembro/2017
Prazo para Conclusão do Curso: até 30 de dezembro/2017 

Perguntas Frequentes

 

» PRONATEC TURISMO

É um recorte dos cursos de qualificação profissional disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), cujo objetivo é ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (ETP) à população brasileira. Instituído pela Portaria nº 76, de 20 de maio de 2015, resultado da parceria firmada entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Educação.

O PRONATEC TURISMO é um curso de formação inicial e continuada, executado em quatro linhas de ação:

• Turismo Cidadão

Parceiros
Órgãos Municipais de Turismo.

Objetivo
Qualificação de pessoas para suprir a necessidade de profissionais em cada município participante do programa.

Cursos
Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, exceto, idiomas.

• Turismo na Empresa

Parceiros
Secretarias Estaduais, Órgãos Municipais de Turismo, INFRAERO e Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos –SESGE/MJ.

Objetivo
Aperfeiçoamento profissional de quem já trabalha no setor de turismo.

Cursos
Eixos: Turismo, Hospitalidade e Lazer; Gestão e Negócios; Desenvolvimento Educacional e Social; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Segurança, Saúde e Estética, do Guia FIC.

• Turismo Social

Parceiros
Conselho Nacional do SESI e Órgãos Municipais de Turismo

Objetivo
Qualificação de jovens egressos do Programa ViraVida do SESI e seus familiares que pretendem entrar para o mercado de trabalho no setor de turismo.

Cursos
Eixos: Turismo, Hospitalidade e Lazer; Gestão e Negócios, do Guia FIC.

• Turismo Desenvolvimento Local

Parceiros
Secretarias Estaduais e Órgãos Municipais de Turismos

Objetivo
Aperfeiçoamento de pessoas que exercem atividades produtivas associadas direta ou indiretamente ao turismo, de forma a melhorar os serviços prestados aos turistas, subsidiar o aumento da renda para o profissional local e desenvolver a economia do município, estimular o empreendedorismo e a formação de Microempreendedor- MEI.

Cursos
Eixos: Turismo, Hospitalidade e Lazer; Gestão e Negócios; Desenvolvimento Educacional e Social; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Segurança, Saúde e Estética, do Guia FIC.

Saiba mais

 

» PRONATEC VOLUNTÁRIO EAD

Os cursos serão totalmente a distância, ofertados de forma voluntária por instituições habilitadas pelo MEC e sua oferta dividida em 4 lotes, sendo o primeiro para maio/2017 e os demais para agosto/2017, outubro/2017 e fevereiro/2018.

O Ministério do Turismo iniciou o levantamento de demandas junto aos municípios interessados no Pronatec Voluntário EAD. Os gestores municipais devem preencher o Mapa de Demanda Identificada - MDI - e encaminhá-lo ao Órgão Oficial de Turismo do respectivo Estado, impreterivelmente, até o dia 07/07/2017, para que seja compilado e  encaminhado ao MTur até o dia 15/07/2017.

» Baixe aqui o Mapa de Demanda Identificada

A quem se destina
Todas as pessoas acima de 15 anos de idade.

Cursos
31 Cursos do Guia de Formação Inicial Continuada – FIC:

Reciclador
Promotor de Vendas
Auxiliar de Laboratório de Saneamento
Mensageiro
Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos
Agente de Microcrédito
Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos
Inspetor de Qualidade
Auxiliar de Fiscalização Ambiental
Agente de Limpeza Urbana
Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico
Produtor de Cerveja
Espanhol Básico
Eletricista de Audiovisual
Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Iluminador Cênico
Inglês Básico
Editor de Vídeo
Assistente de Recursos Humanos
Sonoplasta
Assistente Administrativo
Editor de Projeto Visual Gráfico
Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção
Fotógrafo
Vendedor
Operador de Câmera
Assistente de Faturamento
Ilustrador
Recepcionista
Locutor-Apresentador-Animador
Agente de Gestão de Resíduos Sólidos

Carga horária
Mínima de 160 horas

Ofertantes
Instituições privadas de educação PROSPERE (RN) e RESIDÊNCIA EDUCAÇÃO (AL)

Certificados
Os certificados serão emitidos pelas Instituições ofertantes.

Critério de atendimento para o MTur
Municípios contemplados nas categorias “A, B, C, D e E” do Mapa do Turismo Brasileiro (Portaria nº 172, de 11 de julho de 2016).

Cronograma de execução do primeiro lote
Período para realização da pré-matrícula – de 15/05 a 31/05
Período de acesso dos candidatos pré-matriculados na Plataforma EAD para validação da matrícula e início do curso – de 03/07 a 13/08

Perguntas Frequentes

 

» MEDIOTEC

Em 20 de dezembro de 2016, o Ministério da Educação – MEC, visando resgatar a classe social vulnerável para a inserção no mercado de trabalho, bem como atender a meta de 82 mil matrículas, lançou o MEDIO TEC. Trata-se de uma iniciativa do PRONATEC para oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio, pela Bolsa-Formação Estudante. Pode ser ministrado na modalidade presencial ou a distância.

Parceiros
Órgãos oficiais de turismo nos estados e municípios, secretarias estaduais e distrital de Educação e, institutos federais de Educação.

Perguntas Frequentes

 

MEDIO TEC PRESENCIAL

A quem se destina
A estudantes regularmente matriculados no ensino médio, a partir do 2º ano, prioritariamente em instituições da rede pública, nos termos do art. 36-C, inciso II, da Lei nº 9.394, de 1996.

Curso
Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, compreendendo cursos técnicos em: Agenciamento de Viagem; Cozinha; Eventos; Guia de Turismo, Hospedagem; Lazer e Restaurante e Bar.

Ofertantes
São as Secretarias de Educação, Conforme Portaria nº 49 – SETEC/MEC, de 1º de dezembro de 2016.

Carga horária
800 horas

Turma
As turmas deverão apresentar no mínimo 25 alunos e no máximo 40 alunos, salvo os cursos de técnicos de cozinha que o número máximo é 30 alunos.

Cronograma de execução
Período para realização da pré-matrícula – de 25 de maio a 04 de setembro de 2017
Início das Aulas – de 24 e julho a 14 de agosto

Critério de atendimento para o MTur
Priorizar os Municípios das categorias “A, B e C” do Mapa do Turismo Brasileiro (Portaria nº 172, de 11 de julho de 2016).

 

MEDIO TEC EAD

A quem se destina
A estudantes regularmente matriculados no ensino médio, a partir do 2º ano, prioritariamente em instituições da rede pública, nos termos do art. 36-C, inciso II, da Lei nº 9.394, de 1996.

Curso
Será ofertado na modalidade de educação a distância, cuja presencialidade obrigatória, segundo a Resolução CNE/CEB nº 06, de 2012, é de, no mínimo 20% (vinte por cento). Entretanto, estão previstos encontros quinzenais e dependendo da escolha do curso, serão ministradas aulas práticas. O MEC custeará a assistência estudantil, observando a proporcionalidade da hora do curso a distância.

A oferta é para cursos dos seguintes eixos: Turismo, Hospitalidade e Lazer (Cozinha, Restaurante e Bar, Lazer, Eventos e Guia de Turismo); Gestão e Negócios (Recursos Humanos, Administração e Vendas); Produção Alimentícia (Alimentos, Confeitaria e Panificação); Recursos Naturais (Açúcar e Álcool e Pesca).

Carga horária
Dependendo do curso escolhido a carga horária será de 800, 840, 1000 e 1.200 horas,

Ofertantes
Com base nas informações do Ministério da Educação, os cursos a distância serão ofertados pelos Institutos (IFSULDEMINAS; IFAM; IFGOIANO; IFES, IFS; IFC; IFMS; IFMA; IFSC; IFCE; IFRN; IFNMG; IFFLUMINENSE; IFPB, IFRO e IFTO).

Turma
As turmas deverão apresentar no mínimo 50 alunos.

Cronograma de execução
Período para realização da pré-matrícula – de 13/05 a 15/09
Início das Aulas – de 24/07 a 14/08

Critério de atendimento para o MTur
Estado que possui ofertante habilitado, conforme relação apresentada pelo MEC.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página