Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Seu evento já está inscrito no Calendário 2018 do Ministério do Turismo?
Início do conteúdo da página
destinos

Seu evento já está inscrito no Calendário 2018 do Ministério do Turismo?

Site do governo reúne festejos, feiras, competições e celebrações e ajuda a divulgar destinos e atrair turistas

  • Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 12h07
  • Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 12h11

Por Nayara Oliveira

12 12 17 AM Parintins23
Crédito: Embratur

Com apenas um clique e o preenchimento de alguns dados é possível dar visibilidade nacional a eventos dos mais variados perfis distribuídos por todo o território nacional. Isso graças ao Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, site oficial do Governo Federal, que permite que promotores e gestores de Secretarias de Turismo apresentem suas principais atrações culturais, religiosas, esportivas, entre outras e, dessa forma, atraiam turistas de todo o país.

A ideia é que a ferramenta online seja utilizada cada vez mais na hora de um turista decidir o destino da próxima viagem. Ela permite uma busca precisa - com data, local, horário e descrição - de festivais, desfiles, aniversários, esportivos, científicos estudantis nas categorias artístico, gastronômico, religioso, rural, comercial, dentre outras.

De janeiro a outubro deste ano, o Calendário registou 1.421 eventos. Um crescimento de 60% em relação ao ano anterior, 886. Os números comprovam um maior engajamento dos organizadores de eventos e secretarias de turismo de estados e municípios. E os interessados já podem registrar seus eventos e, assim, auxiliar quem já está programando sua viagem para 2018.

“É muito importante que os eventos sejam incluídos para o Calendário 2018, uma vez que muitos brasileiros já estão programando suas próximas viagens e se for possível aliar o passeio a uma programação cultural no destino quem ganha é o turista e a própria cidade que pode mostrar um pouco de sua cultura também”, afirmou a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

O cadastro dos eventos é feito pela internet, de forma rápida e segura. O promotor deve acessar o site do Calendário, clicar em cadastre aqui e preencher os dados do solicitante e do evento. A partir daí, é só clicar em “submeter”, no canto direito da página, e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica disponível para milhares de pessoas.

Vale ressaltar que as informações contidas no site foram integralmente coletadas de forma colaborativa e cedidas por promotores e secretarias estaduais e municipais de Turismo. O cadastro de novos eventos é aberto o ano todo, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Em caso de dúvidas, confira mais informações no Manual de Preenchimento.

Quem divulga no Calendário torna-se um agente promotor da diversidade cultural e histórica do povo brasileiro, refletida nos eventos, pois a ferramenta tem duplo viés de promoção. Ela enriquece a experiência do turista que visita um destino e participa de um evento e também ajuda a fomentar o turismo interno, movimentando economia das cidades e gerando emprego e renda para a população local.

registrado em:
Fim do conteúdo da página