Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Parque Nacional do Iguaçu vive expectativa de quebrar recorde de visitantes em 2017
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Parque Nacional do Iguaçu vive expectativa de quebrar recorde de visitantes em 2017

Até o fim do ano, número pode ultrapassar marca histórica de visitas recebidas em um ano, atingida em 2015, de mais de 1,6 milhão de pessoas 

  • Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 11h31
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 12h25

 

Por Nayara Oliveira
*Com informações da Ascom Parque Nacional do Iguaçu


Cataratas do Iguaçu. Crédito: Ascom Parque Nacional do iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, detentor do título de uma das Sete Maravilhas do Mundo - as Cataratas do Iguaçu -, está perto de bater um recorde histórico no que diz respeito ao recebimento de turistas. A expectativa é de que a unidade de conservação ultrapasse, até o fim de 2017, seu maior número de visitantes: um milhão e 642 mil visitantes.

De janeiro até a última segunda-feira (27), o local já recebeu um milhão e 602 mil pessoas, demonstrando um crescimento de 15% se comparado ao mesmo período do ano anterior. O fato de ainda faltarem pouco mais de 30 dias para o final do ano comprova que o recorde deverá ser quebrado.

Considerado número 1 no ranking de atrativos naturais, nos últimos três estudos de competitividade do Turismo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil deve comemorar um crescimento de 11,5% no número de visitantes em parques nacionais brasileiros, de acordo com o Euromonitor International, organização voltada para análises de mercado. A expectativa é que o ano termine com os parques tendo recebido 7,8 milhões de pessoas.

Somente os quatro parques concedidos atualmente no Brasil - Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional da Tijuca, Serra dos Órgãos e Fernando de Noronha - foram responsáveis por 68,7% do total de visitantes em 2016 - 7,031 milhões -, o que mostra o sucesso da iniciativa. Por esse motivo, Ministério do Turismo tem discutido junto ao Ministério do Meio Ambiente a concessão dos parques nacionais para estimular o aproveitamento de todo o potencial turístico das unidades. O país conta com 72 parques nacionais.

A administração do Parque Nacional do Iguaçu já comemora os novos números. “Esse recorde que se aproxima é resultado de uma junção de fatores: a beleza das Cataratas, que atrai por si só os turistas; a organização do Parque para receber as pessoas de forma adequada; a estrutura turística de Foz do Iguaçu, que faz com que a cidade esteja apta para amparar turistas de diferentes culturas; e as estratégias de divulgação do destino não só para turismo interno como para os demais países”, ressalta Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu.

TURISMO E RENDA - Tendo como atração principal as Cataratas do Iguaçu, o Parque Nacional do Iguaçu é o segundo mais visitado do país, ficando atrás do Parque Nacional da Tijuca (RJ), que recebe mais de três milhões de visitantes por ano.  Ele é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação do Brasil. Desde 1999, o local conta com os serviços de visitação turística do Grupo Cataratas.

O Parque Nacional do Iguaçu fomenta turismo não só pelas Cataratas, mas por ser amplo em biodiversidade de fauna e flora. Criado em 1939, o local movimenta a economia dos 14 municípios que estão ao seu redor e é considerado um santuário ecológico por ter a responsabilidade de proteger algumas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o puma, o jacaré-de-papo-amarelo e o gavião-real.

registrado em:
Fim do conteúdo da página