Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Turismo participa de encontro de cidades históricas
Início do conteúdo da página
institucional

Turismo participa de encontro de cidades históricas

Evento, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios, discutirá também questões de interesse das prefeituras

  • Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 11h47
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 12h11

 07 01 16 foz do iguacu1416

Foz do Iguaçu (PR). Crédito: Embratur

O Ministério do Turismo marcou presença, nesta segunda-feira (27), no amplo debate sobre desafios e oportunidades para o turismo nas cidades históricas e patrimônios naturais e culturais que ocorre até 30 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Trata-se do Diálogo Municipalista e do 4º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial que reúne representantes de instituições públicas e privadas, prefeituras e de países sul americanos.

Na abertura do evento, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, falou sobre as iniciativas da Pasta em prol preservação do patrimônio cultural brasileiro, gestão dos destinos e apoio às cidades históricas. São mais de R$ 230 milhões investidos na restauração de prédios históricos, implantação e recuperação de museus, revitalização de centros históricos, implantação de vias de acesso a atrativos culturais, entre outras obras.

“Sabemos da importância dos atrativos históricos para alavancar o turismo no nosso país. Por isso, encaminhamos na última semana ao TCU o Plano de Ação para Formulação de uma Política Nacional de Gestão Turística de Sítios Declarados Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Seu conteúdo, bem como o detalhamento dos próximos passos para implementação dessa política serão debatidos aqui neste encontro e estamos confiantes do sucesso deste debate”, afirmou Alberto Alves.

27 11 17 CO Pirenópolis0176
Pirenópolis (GO). Crédito: Embratur

Está prevista para a terça-feira (28), a participação do diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do MTur, Neusvaldo Ferreira Lima, junto a um representante do Sebrae, na mesa de debates Qualificação da Gestão dos Destinos e Plano de Gestão do Patrimônio Mundial. Outros temas da pauta do evento tratam de sustentabilidade de projetos para destinos com patrimônios naturais e culturais, financiamentos para o segmento, empreendedorismo. Haverá ainda a apresentação do Roteiro de Turismo Integrado – Missões Jesuíticas com participação de Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile.

O primeiro dia de debates do evento será dedicado a questões relacionadas aos municípios: iniciativas e boas práticas para uma gestão de qualidade; o movimento municipalista e a articulação no Congresso Nacional e; projetos inovadores, serão temas abordados. Para o dia 29 está prevista a divulgação da Carta de Foz do Iguaçu como resultado do encontro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página