Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > São Paulo sedia reunião da Câmara Temática do PNT
Início do conteúdo da página
institucional

São Paulo sedia reunião da Câmara Temática do PNT

Gestores do MTur e da iniciativa privada debatem propostas que serão apresentadas em dezembro ao Conselho Nacional de Turismo

  • Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 10h49
  • Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 11h14

Por André Martins

21 11 17 reuniao PNT SP
Crédito: Ítalo Mendes/ Mtur

Reunidos pela terceira vez desde que o Ministério do Turismo reativou a Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo (PNT), em agosto deste ano, gestores públicos e privados do setor debateram nesta terça-feira (21), na capital paulista, propostas para superar os principais entraves do segmento. A pauta envolveu pontos como melhorias na estruturação de destinos e produtos turísticos regionais, na qualificação de administradores e trabalhadores do ramo e na promoção turística nacional e internacional - com atenção a mercados de curta distância -, além de estímulos a parcerias público-privadas e à inovação digital.

No encontro, o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do MTur, Neusvaldo Ferreira, defendeu empenho no sentido de preparar o setor para os aprimoramentos necessários e comemorou a participação do empresariado. “O MTur está atuando mais como moderador do que como elaborador. Então, certamente haverá propostas que traduzam melhor os anseios do setor produtivo”, observou.

As sugestões do grupo, composto por várias entidades da área, vão nortear as diretrizes do PNT 2018-2022. Também presente, Paulo Miguel Júnior, do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), previu avanços. “Essas reuniões dão subsídios para um plano eficaz. A gente espera uma maior aproximação de todas os segmentos do trade turístico, para que se possa evoluir de forma mais consistente”, comentou.

O evento contou ainda com as presenças de Ítalo Mendes, assessor técnico do MTur; do presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio; do diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Cláudio Fernandes, e do presidente do Conselho de Administração da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), Juan Pablo de Vera, entre outros.

A Câmara Temática do PNT, liderada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), é um dos três grupos do tipo criados pelo CNT para a discussão de políticas públicas para o setor. Há também os colegiados de Qualificação Profissional, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e de Turismo Responsável, a cargo da CNC.

Os integrantes da Câmara do PNT vão se reunir novamente no dia 04 de dezembro, em Brasília, a fim de consolidar propostas que serão apresentadas ao Conselho Nacional de Turismo (CNT).

PNT - O Plano engloba um conjunto de diretrizes, metas e programas que orientam a atuação do MTur, em parceria com outros setores da gestão pública nas três esferas de governo e representações da sociedade civil e da iniciativa privada relacionadas ao turismo. O objetivo do PNT, que passa por revisões a cada quatro anos, é consolidar o desenvolvimento do setor no país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página