Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Parque da Chapada dos Veadeiros reabre para visitação
Início do conteúdo da página
destino

Parque da Chapada dos Veadeiros reabre para visitação

As belezas naturais do Cerrado poderão ser novamente admiradas por turistas a partir desta quarta-feira (01)

  • Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 10h36
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 14h29

Por Nayara Oliveira

01 11 Chapada Veadeiros embratur 0158
Crédito: Embratur

Cartão postal do Centro-Oeste brasileiro e santuário ecológico da fauna e flora do Cerrado brasileiro, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será reaberto para visitação nesta quarta-feira (01) e é uma opção de viagem para os turistas apaixonados por natureza que desejam descansar neste feriadão. É mais uma boa notícia após o anúncio de que o incêndio que atingiu a reserva foi controlado.

Das quatro grandes trilhas de visitação, três estarão abertas. A trilha dos Saltos, com 11km de extensão ida e volta; a trilha dos Cânions, que possui 12 km de extensão ida e volta; e a trilha da Seriema, com 800 metros, são os atrativos do momento. A Travessia das Sete Quedas - aberta para visitação apenas no período da seca (abril a setembro) - foi prejudicada pelo fogo e segue fechada.

A Chapada dos Veadeiros é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) um Patrimônio Mundial Natural. Ela protege diversas formações vegetais (algumas delas só existentes na região), nascentes, cursos d’água, rochas com mais de bilhões de anos, animais em extinção e paisagens de beleza rara.

A Unidade de Preservação também é local para pesquisa científica e educação. Por lá, o turista pode aproveitar para conhecer a fauna e flora do cerrado, tomar banhos de cachoeira, fazer trilhas e explorar antigas rotas usadas por garimpeiros.

O retorno dos visitantes vai movimentar o turismo e, consequentemente, aquecer a economia das cidades que o rodeiam, como Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, e o povoado de São Jorge. O incêndio ocorrido deixou um impacto negativo no turismo, que registou queda de 90%.

card brasil turista responsavel 01

registrado em:
Fim do conteúdo da página