Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Turismo é tema de homenagem na Câmara dos Deputados
Início do conteúdo da página
institucional

Turismo é tema de homenagem na Câmara dos Deputados

Durante cerimônia, secretário executivo do MTur solicitou apoio dos parlamentares para aprovação de medidas do Brasil + Turismo, em tramitação na Casa

  • Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 16h39
  • Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 10h15

Por André Martins 

30 10 17 foto camara turismo andre martins 02
Crédito: André Martins/ MTur

Uma sessão solene em homenagem aos dias nacional (08/05) e mundial do Turismo (27/09) reuniu parlamentares, representantes do Ministério do Turismo e do trade turístico nesta segunda-feira (30), na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento foi marcado pela defesa de ações para a superação de desafios no setor, de forma a permitir que o Brasil aproveite todo o seu potencial de desenvolvimento na área.

Representando o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, solicitou atenção a medidas do Brasil + Turismo, conjunto de ações para alavancar o setor de viagens, em tramitação na Câmara dos Deputados. “É o caso da nova Embratur, da atualização da Lei Geral do Turismo e da abertura de empresas aéreas ao capital estrangeiro. Esta Casa, que já contribui muito com a destinação de emendas ao turismo, está diante de uma das mais raras oportunidades de fortalecer o turismo”, apontou.

Alberto Alves ressaltou que as medidas em questão podem melhorar o ambiente de negócios, garantir o adequado posicionamento ante as transformações do setor, aprimorar a conectividade aérea e fortalecer a promoção do Brasil. O deputado Hildo Rocha, autor do requerimento de realização da sessão, elogiou o empenho do MTur por avanços. “Destaco os esforços do governo, através do Ministério, para fomentar o setor. O Brasil pode se transformar, em um prazo relativamente curto, em um importante destino mundial”, apostou.

30 10 17 foto camara turismo andre martins 01
Alberto Alves discursa na Câmara dos Deputados. Crédito: André Martins/ MTur

Já o deputado Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, reiterou o apoio às medidas do Brasil + Turismo. “Apresentei um requerimento de urgência para que esses projetos sejam votados em plenário o mais rápido possível. O Brasil passa por uma de suas piores crises econômicas e, diante disso, algumas estratégias precisam ser implantadas ou aperfeiçoadas. O turismo é uma delas”, alegou.

O deputado Rômulo Gouveia, presidente da sessão, por sua vez, destacou o compromisso do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quanto à tramitação de matérias ligadas ao turismo. Participaram ainda do evento o coordenador-geral de Atração de Investimentos do MTur, Rodrigo Marques; o diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Walter Vasconcelos; o presidente do Conselho de Entidades da Confederação Nacional do Turismo, professor Mário Beni; o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Dilson Jatahy Junior, e o presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, entre outros.

BRASIL + TURISMO - Lançado em abril deste ano pelo ministro Marx Beltrão, o plano reúne uma série de medidas do governo federal para impulsionar o setor. As ações têm como objetivo trazer soluções técnicas a gargalos históricos, elevar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar destinos nacionais, proporcionar desenvolvimento regional e gerar emprego e renda.

Além das iniciativas que tramitam no Legislativo, o pacote envolve a emissão de vistos eletrônicos para turistas australianos, japoneses, americanos e canadenses; o melhor aproveitamento de áreas da União; qualificação profissional; a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro; o fortalecimento dos órgãos estaduais de Turismo; parceria com a ANTT na fiscalização do transporte turístico e apoio ao desenvolvimento de parques temáticos.

O conjunto de medidas reúne sugestões de integrantes da cadeia produtiva do turismo nacional e de entidades estrangeiras, a exemplo da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Turismo e Viagem (WTTC).

registrado em:
Fim do conteúdo da página