Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Manaus celebra 348 anos
Início do conteúdo da página
destino

Manaus celebra 348 anos

Capital amazonense presenteia moradores e turistas com atrativos marcados por natureza, história e cultura típica da mistura de povos na Região Norte

  • Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 10h05
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2017, 10h20

Por Nayara Oliveira

23 10 17 NO Amazonas0512
Crédito: Embratur

Porta de entrada para a floresta amazônica, Manaus comemora, nesta terça-feira (24), 348 anos de existência e prova que é uma cidade repleta de traços culturais únicos, como a diversidade da natureza, riqueza de sabores e construções monumentais. A cidade “batizada” em homenagem aos índios manaós, primeiros habitantes do local, viveu durante o Ciclo da Borracha seu período mais rico.

Influenciada por holandeses, franceses, ingleses, irlandeses e, principalmente portugueses que povoaram a capital, a cidade viu nascer monumentos importantes e que se transformaram em verdadeiros cartões postais. É o caso do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além do Paço da Liberdade, hoje sede da prefeitura municipal. Quem visita os monumentos, pode perceber aspectos europeus nas construções, como os mármores portugueses e os lustres venezianos.

As características da Região Norte também são encontradas nos produtos e nas delícias da gastronomia local. O Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi inspirado na estrutura do mercado francês Les Halles de Paris e oferece uma variedade de produtos para comercialização. Já os sabores da região amazônica ficam por conta de pratos feitos com peixes de águas doces e frutas típicas como o açaí, cupuaçu e tucumã.

Além de presentear moradores e visitantes com história, Manaus também tem aventura em meio à natureza. De barco, é possível conhecer o “Encontro das Águas” do Rio e do Rio Solimões e o Arquipélago de Anavilhanas, onde se mergulha com botos cor de rosa.

A forte cultura indígena da cidade fica mais evidente quando por meio de uma visita às comunidades ribeirinhas abertas ao turismo. Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, por exemplo, existem seis comunidades que vivem em um santuário natural preservado e que abrem as portas para o visitante conhecer de perto as belezas locais. 

23 10 17 Amazonas embratur 1
Crédito: Embratur

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO – A cidade estará em festa na semana dos 348 anos e atrações culturais como teatro, exposição e corrida de rua estão dentro do calendário dos manauaras e visitantes. Além disso, o Boi Manaus, tradicional festa que comemora o aniversário da cidade, terá uma programação especial. Todas as atrações são gratuitas e o site da programação fornece mais informações sobre a festança.

registrado em:
Fim do conteúdo da página