Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Feliz aniversário, Goiânia!
Início do conteúdo da página
destino

Feliz aniversário, Goiânia!

Repleta de atrativos históricos e naturais, capital goiana celebra 84 anos de existência com programação especial

  • Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 19h00
  • Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2017, 10h28

Por Nayara Oliveira

24 10 17 Goiania embratur interna
Crédito: Embratur

Conhecida como “capital verde do Brasil”, Goiânia comemora nesta terça-feira (24) seu aniversário de 84 anos. A celebração contará com uma programação cívica, além de música, teatro e dança. E o que não falta é motivo para comemorar a cidade que se destaca no índice de qualidade de vida, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Instituto, das cidades com mais de um milhão de moradores, Goiânia tem o maior índice de área verde por habitante (são 94 m² de verde por pessoa) e presenteia moradores e visitantes com 32 parques e bosques, o que amplia a qualidade e vida da população. Localizada na Região Centro-Oeste, a capital está rodeada pela vegetação típica do Cerrado e convida turistas aventureiros a praticarem esportes radicais ou conhecerem os encantos dessa vegetação.

Além do verde, o município é rico em história e cultura. O conjunto urbano da cidade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2003 e preserva edificações e monumentos, como a Torre do Relógio, a Praça Cívica, o Palácio das Esmeraldas e a Igreja de Nossa Senhora das Graças. A cidade também possui centros culturais, bibliotecas, teatros e sete museus com temas históricos, ambientais, sociais, tecnológicos, regionais e artísticos.

24 10 17 Goiania embratur interna 2
Crédito: Embratur

Sete também é o número de mercados municipais onde o turista encontra produtos da cultura e culinária goiana. Aliás, a gastronomia local é um destaque à parte. Vale a pena reservar um espaço na visita para experimentar o arroz com pequi, o empadão goiano, a galinhada, as variedades da pamonha e o curau. O artesanato, um dos destaques da região, pode ser encontrado em umas das 122 feiras livres espalhadas pela cidade e é uma excelente lembrança para levar pra casa.

Na cidade, a feira mais tradicional para a compra de roupas e acessórios é a Feira Hippie, que acontece aos domingos durante a toda manhã e chama atenção por ser um grande polo de moda, atraindo consumidores de todo o Brasil que buscam comprar peças no atacado para revenda em suas cidades.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO – Além do tradicional Desfile Cívico Militar, que acontece pela manhã de hoje (24), a cidade ainda conta com o “Goiânia em festa”, uma série de atividades no antigo aeroporto. Além disso, a data está sendo celebrada com 50 atrações que compõem a programação deste ano que teve início no dia 14 e segue até o domingo (29). Para conferir toda a programação, acesse o site da Prefeitura Municipal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página