Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Feira promove produtos turísticos do Nordeste
Início do conteúdo da página
economia

Feira promove produtos turísticos do Nordeste

Evento em João Pessoa reúne 4 mil profissionais do setor para workshops, palestras, fóruns de capacitação, rodadas de negócios e feira de exposições até sábado (21)

  • Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 17h07
  • Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2017, 15h42

21 10 17 cc JP interna
Crédito: Divulgação

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, participou nesta sexta-feira (20) da abertura oficial da 7ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa, uma das grandes vitrines do mercado de viagens do Nordeste. Até amanhã (21), a organização da feira espera receber cerca de 4 mil profissionais de turismo, que já circulam pelos pavilhões do Centro de Convenções de João Pessoa (PB) em busca das tendências do setor, intercâmbio de conhecimentos e prospecção de novos negócios. A programação é dedicada a agentes de viagens, companhias aéreas e marítimas, hotéis & resorts, operadoras de turismo, destinos e parques temáticos.

Em seu discurso, Alves disse que as projeções de demanda do Ministério do Turismo mostram o interesse permanente dos turistas pelos atrativos do Nordeste. “A região tem mais de 50% da preferência dos brasileiros que vão fazer pelo menos uma viagem pelo Brasil nos próximos seis meses. Essa grande atratividade consolida os destinos nordestinos no topo de vendas de grandes operadoras e agências de turismo no Brasil”, afirmou.

Ele também enfatizou medidas do plano Brasil+Turismo lançado para Impulsionar o setor de turismo no país, “ações que têm capacidade de mudar a história de um estado, cidade e até de um país”, avaliou, ao se referir a processos de desburocratização e facilitação por que passa o setor de viagens no Brasil. “É o caso da cessão de uso de áreas da União com grande potencial turístico, novidade que pode destravar os investimentos e o desenvolvimento de atividades típicas do setor, como a construção de marinas, hotéis e resorts em trechos da faixa litorânea brasileira e orlas fluviais”, defendeu.

20 10 Festival Turismo Jampa
Crédito: Festival do Turismo de João Pessoa

AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL NA PARAÍBA - O MTur apoia o turismo na Paraíba em diversas frentes, dos projetos de infraestrutura à qualificação profissional. Os repasses para o estado já ultrapassam os R$ 410 milhões entre 597 obras concluídas, em execução e não iniciadas. “Essas ações impactam diretamente a vida da população e de quem visita o estado”, avaliou o ministro interino.

Nos últimos anos, cada vez mais municípios paraibanos agregam o turismo às suas atividades econômicas. É o que mostra o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2017, ferramenta que orienta a formulação da política nacional de turismo. A Paraíba conta, agora, com 101 cidades com potencial turístico reconhecido. São 59 municípios a mais que na versão anterior do documento. “Esse crescimento foi motivado pelo empenho dos gestores de turismo dos estados e municípios, que acreditam na capacidade transformadora deste setor”, elogiou Alberto Alves.

A empregabilidade no setor também é incentivada no estado, por meio dos cursos do canal de qualificação online Brasil Braços Abertos. A ferramenta de ensino online gratuita atingiu a marca nacional de 26 mil inscritos e tem 322 alunos da Paraíba. O MTur disponibiliza, ainda, 640 vagas em municípios paraibanos para cursos destinados a estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar no setor. O Turismo gera 7 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página