Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Câmara Temática do PNT volta a se reunir em Brasília
Início do conteúdo da página
Institucional

Câmara Temática do PNT volta a se reunir em Brasília

Representantes do MTur e gestores privados do turismo discutiram nesta terça-feira (17) o enfrentamento dos obstáculos ao crescimento do setor

  • Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 18h44
  • Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2017, 18h44

 

Por André Martins

17 10 17 PNTcapa
Reunião da Câmara Temática. Foto: Roberto Castro

Gestores públicos e privados participaram, em Brasília, da segunda reunião da Câmara Temática do Plano Nacional de Turismo (PNT), reativada no mês de agosto pelo Ministério do Turismo. Composto por várias entidades da área, o grupo tem como objetivo debater formas de superar os principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que vão compor diretrizes do PNT 2018-2022.

Na pauta foram discutidos assuntos como o reforço da imagem do Brasil no exterior, incentivos a investimentos, conectividade digital, definição de novos produtos a partir de vocações naturais, culturais e gastronômicas do país e a consolidação do turismo como política de Estado, além da qualificação profissional de trabalhadores e administradores do ramo.

Presente ao encontro, o secretário-executivo do MTur, Alberto Alves, defendeu união de esforços por mais conquistas no segmento. “Como tem afirmado o ministro Marx Beltrão, somente com a participação das principais lideranças do setor vamos ter um PNT voltado ao efetivo cumprimento de metas. Ninguém melhor que o mercado para nos ajudar a identificar dificuldades”, enalteceu.

As conclusões serão expostas na próxima reunião do Conselho Nacional de Turismo, em dezembro. O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, prevê avanços com as discussões. “Esse exercício proposto pelo MTur é riquíssimo, porque estamos vendo maneiras disruptivas de fazer negócios e, por isso, o turismo tem que ser pensado de maneira totalmente inovadora”, sustenta. 

O evento contou com uma apresentação do moderador Benício Filho, que abordou a importância da reformulação digital no sentido de contemplar demandas do viajante. Segundo Ítalo Mendes, assessor técnico do MTur, o objetivo dos debates é permitir um posicionamento mais estratégico. “Precisamos enfrentar as dificuldades do turismo em transformação de hoje e apontar o que é importante fazer para aproveitar oportunidades, posicionando o turismo brasileiro num novo patamar, com uma visão de futuro diferente”, explica. 

ATRIBUIÇÕES - A Câmara Temática do PNT, liderada pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), é um dos três grupos do tipo criados pelo Conselho Nacional de Turismo para a discussão de políticas públicas na área.

Há também os colegiados de Qualificação Profissional, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e de Turismo Responsável, a cargo da CNC. O grupo voltará a se encontrar nos dias 14 e 21 de novembro, respectivamente em São Paulo e Brasília.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página