Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Orgulho arretado de ser nordestino!
Início do conteúdo da página
destinos

Orgulho arretado de ser nordestino!

O Dia do Nordestino remete aos destinos de viagem da região mais desejada pelos turistas brasileiros. Cultura popular, gastronomia e artesanato completam o roteiro de sol e mar

  • Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 10h41
  • Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2017, 14h41

Por Geraldo Gurgel

06 10 17 Dia Nordeste Embratur montagem
Créditos: Embratur

O melhor do Nordeste é o nordestino. E o domingo (08) será dedicado ao povo que com simpatia, gastronomia, história e muita cultura popular faz da região a mais desejada pelos turistas brasileiros. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, 50,7% dos brasileiros que irão viajar nos próximos seis meses deve optar pela região. A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário de Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense que, assim como o pernambucano Luiz Gonzaga, representa através da arte a alma do povo do nordeste.

O Dia do Nordestino também é uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, nascido em São Luís (MA), autor da famosa música “Luar do Sertão”. A data foi criada por lei estadual, em São Paulo, por ser a cidade brasileira onde vive a maior população nordestina fora da região de origem. O intuito é celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos.

Uma das caraterísticas mais marcantes da região é a cultura popular. O Nordeste é rico e diversificado no artesanato e culinária, musicalidade, danças, religiosidade, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, superstições e muitas outras formas de manifestações artísticas e culturais. Um grande tesouro nacional e um dos maiores traços da identidade cultural do Brasil, sem falar dos carnavais.

06 10 17 Dia Nordestino cultura embratur mtur
Créditos: Embratur e Gustavo Messina/ MTur

Entre moradores de todas as regiões brasileiras, o nordestino é o povo que mais reconhece o valor de sua região para a atividade turística, uma vez que 44,2% avaliaram como alto ou muito alto o potencial local. E o que não faltam são opções de passeios. É possível viajar para todos os estados da região, até mais de uma vez para cada um deles, sem repetir os roteiros. O mais difícil é resistir e não querer repetir! Portanto, se a sua próxima viagem é para o Nordeste, você já tem nove opções para começar a escolher o destino e traçar o roteiro: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A mistura entre indígenas, negros e brancos e, posteriormente, imigrantes e brasileiros de outras regiões, fez do nordestino um povo diferenciado. O resultado dessa mistura é um bom humor característico e a excelente hospitalidade. O êxodo de nordestinos para outros recantos do Brasil influenciou os costumes de todas as regiões brasileiras, com destaque para a culinária.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página