Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Fiscais do Ministério do Turismo de olho também nas redes sociais
Início do conteúdo da página
institucional

Fiscais do Ministério do Turismo de olho também nas redes sociais

Perfil no Facebook servirá para entrar em contato e orientar prestadores de serviços, além de receber denúncias sobre estabelecimentos e pessoas irregulares no Cadastur

  • Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 10h43
  • Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2017, 11h30

Uma equipe antenada e moderna passou a trabalhar para o Ministério do Turismo nesta quinta-feira (05). A dupla Fiscais do MTur, com perfil próprio no Facebook, vai ficar de olho nos empreendimentos irregulares no Cadastur. Manter os dados em dia no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas do setor é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, guias de turismo, acampamentos turísticos e parques temáticos.

05 10 17 Fiscais MTur interna peqPelo perfil, os internautas poderão fazer denúncias e tirar dúvidas. “Esta é uma das iniciativas lançadas pelo Ministério do Turismo para a fiscalização dos prestadores de serviços. O Facebook será uma ferramenta fundamental para contatar prestadores que fornecem serviços pelas redes, mas que não conseguimos abordá-los por outros meios”, explica Larissa Peixoto, coordenadora de fiscalização do MTur.

No final de setembro, os servidores do Ministério realizaram uma ação educativa nos meios de hospedagem do Distrito Federal, visitando os estabelecimentos irregulares e orientando com cartilhas e informações os responsáveis pelos locais. Agora, a ideia é complementar esta iniciativa, comunicando os prestadores de serviços que eles estão irregulares e orientando sobre como devem proceder.

“Detectamos alguns prestadores que oferecem serviços pelas redes sociais, mas que não possuem registro regular no Cadastur. Como não encontramos outros meios de contatar estas pessoas, nem via carta AR, vamos orientá-los por este canal de comunicação”, destaca Larissa, que avalia as respostas, em geral, como positivas. “A maioria dá retorno e se cadastra quando ligamos ou mandamos e-mail, acredito que não será diferente pelas redes sociais”.

Uma votação realizada no mês de setembro, entre os servidores do Ministério do Turismo, serviu para eleger o “avatar” (foto do perfil) dos fiscais. Para acompanha-los acesse o Facebook e busque por Fiscais MTur.  

FISCALIZAÇÃO - Atualmente o Cadastur conta com 61,2 mil cadastros regulares de pessoas físicas ou jurídicas. Para verificar se o estabelecimento está no sistema é preciso acessar a página do Cadastur e realizar a busca por Unidade da Federação, Nome Fantasia ou CNPJ. O cadastro é simples e gratuito. Basta acessar a página na internet, fazer o download dos formulários solicitados, preencher com as informações e enviar os documentos solicitados para o Órgão Delegado de Turismo. Para mais informações clique&nbsaqui. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página