Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Turismo discute diretrizes para público LGBT, idoso e com deficiência
Início do conteúdo da página
INSTITUCIONAL

Turismo discute diretrizes para público LGBT, idoso e com deficiência

Iniciativa foi anunciada durante primeira reunião da Câmara Temática de Turismo Responsável

  • Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 17h28
  • Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2017, 21h18

 


Representantes do MTur e CNC durante abertura da reunião. Crédito: Nayara Oliveira/MTur

O acesso universal dos vários segmentos da população ao mercado de turismo será o primeiro tema abordado no Grupo de Trabalho de Turismo Social criado nesta terça-feira (3) pela Câmara Temática de Turismo Responsável, instituída pelo Conselho Nacional de Turismo e que reúne representantes de 12 entidades do setor. Com isso, o turismo LGBT e as ações e cuidados voltados para turismo de idosos e pessoas com deficiência serão foco de um trabalho aprofundado da equipe.

Para Isabel Barnasque, coordenadora-geral de Turismo Responsável do MTur e representante da Pasta na Câmara Temática, os resultados alcançados pelo Grupo de Trabalho de Turismo Social serão fundamentais para a democratização do mercado de viagens e a consquente geração de emprego e renda, além de benefícios às comunidades receptoras.

Pelo setor produtivo, a coordenação da Câmara ficou sob o comando de Eraldo Cruz, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), conforme votação realizada no CNT em agosto deste ano. “O Turismo Responsável extrapola as questões ambientais e vamos tratar nessa câmara de ações inclusivas que permitam a todos o acesso ao mercado de viagens. É a democratização do turismo para toda a sociedade”.

SOBRE AS CÂMARAS TEMÁTICAS - Durante reunião realizada nesta terça-feira, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, falou da importância das câmaras temáticas para um trabalho integrado entre o governo e as entidades representativas do turismo. “É uma instância que permite a convergência de interesses para que possamos avançar nas discussões de temas fundamentais para subsidiar a Política e o Plano Nacional de Turismo”.

Além da Câmara Temática de Turismo Responsável, o Conselho Nacional de Turismo conta atualmente com outros dois grupos de discussão: a Câmara Temática de Qualificação Profissional, que foi reativada, e a do Plano Nacional de Turismo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página