Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Parabéns pelo seu dia, turismólogo!
Início do conteúdo da página
institucional

Parabéns pelo seu dia, turismólogo!

Hoje (27) é a data escolhida para homenagear os profissionais que planejam e executam ações de incentivo a viagens no Brasil

  • Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 10h29
  • Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 10h46

Por Nayara Oliveira

Esta quarta-feira (27) é dedicada aos profissionais que atuam no planejamento e execução de ações estratégicas para que as viagens sejam feitas de forma legal, sustentável e segura: o turismólogo. Criada inicialmente com o objetivo de celebrar o Dia do Bacharel em Turismo, a ideia é transformar a data em Dia do Turismólogo por meio do projeto de lei PL 3629/12. E a escolha não poderia ser melhor, uma vez que ela também é dedicada à comemoração do Dia Mundial do Turismo.

27 09 17 turismologos interna montagem GM
Turismólogos, servidores do MTur. Crédito: Gustavo Messina/ MTur

A profissão passou a ser reconhecida em 2012 e, segundo a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), o Brasil conta com aproximadamente um milhão de profissionais. Sua atuação no mercado se divide entre bacharéis, tecnólogos, licenciados e provisionados.

Os turismólogos são essenciais para desenvolver os destinos do Brasil. “Esses profissionais são essenciais para impulsionar a atividade, uma vez que eles estão diretamente ligados na elaboração de políticas públicas de turismo voltadas para a geração de empregos e renda, bem como na divulgação dos nossos destinos tanto para o mercado interno quanto também para o externo”, afirma o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

26 09 17 turismologos GM 1
Crédito: Gustavo Messina/ MTur

Entre algumas das atividades exercidas pelos turismólogos estão: gerir estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar a seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, formular e implantar prognósticos e proposições para o desenvolvimento do turismo; criar e implantar roteiros e rotas turísticas; desenvolver e comercializar novos produtos turísticos e organizar eventos.

RECONHECIMENTO - A ABBTUR vai comemorar a data, com o reconhecimento dos profissionais da área que tiveram destaque em suas atribuições como agenciamento turístico, hotelaria, empreendedorismo, gestão pública, consultoria, entre outros. O prêmio ABBTUR 2017 Mérito & Talento será entregue, no dia 29 de setembro, durante a Feira das Américas Expo ABAV, em São Paulo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página