Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Divulgado o resultado final dos selecionados no Programa de Qualificação Internacional (PQI)
Início do conteúdo da página
QUALIFICAÇÃO

Divulgado o resultado final dos selecionados no Programa de Qualificação Internacional (PQI)

Serão 104 estudantes brasileiros que receberão bolsa integral para estudar em instituições de ensino superior no Reino Unido a partir de 2018

  • Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 16h00
  • Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 16h14

 

Por Nayara Oliveira


Chefe da Assessoria de Relações Internacionais conversa com alunos do IFB. Crédito: Gustavo Messina/MTur

O Ministério do Turismo divulgou nesta quinta-feira (21) o resultado final da seleção de estudantes para participarem do Programa de Qualificação Internacional (PQI). Serão 104 alunos de Turismo e Hospitalidade que estudarão gratuitamente em renomadas instituições de ensino superior do Reino Unido, sem qualquer despesa de transporte, alimentação, hospedagem ou mensalidade.

A lista foi divulgada após o prazo final para apresentação de recursos, encerrado na sexta-feira passada (15). As vagas foram preenchidas por alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo de instituições de ensino superior brasileiras públicas e privadas. O Programa é uma parceria do MTur com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Association of Colleges (AoC) do Reino Unido.

Os cursos, que serão realizados no próximo ano, terão um formato exclusivo para o PQI, com aulas teóricas e práticas. A data prevista para início e término das aulas é 8 de janeiro a 23 de março de 2018. Agora, os estudantes terão até 20 de outubro de 2017 para enviarem documentos pessoas necessários e a Carta de Apresentação escrita em inglês, conforme o item 8 do edital do PQI. A Carta servirá para que a AoC estipule a instituição que o aluno irá estudar.

Com o Programa, o Ministério qualificará estudantes que, após retornarem para o Brasil, poderão utilizar seus conhecimentos no mercado interno. “Parabéns aos selecionados, que agora têm a missão de aproveitar a oportunidade e se qualificar ainda mais. O PQI é um aprendizado acadêmico, técnico e cultural, uma vez que a troca de experiências em alguns dos principais centros de excelência de turismo no mundo ampliará o currículo e a vivência dos brasileiros”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O estudante de turismo da Universidade de Brasília (UnB), Schemberly Bueno, de 24 anos, é um dos aprovados no Programa. Ele está no 8º semestre do curso, conheceu o PQI por meio das palestras do MTur na universidade e desde 2014 tem interesse em participar. “Estou muito feliz com essa oportunidade e ansioso para saber em qual universidade vou estudar. Para me informar mais sobre a experiência no Reino Unido, tenho entrado em contato com alunos das edições anteriores e com os demais aprovados”, explica.  

Para ser selecionado, os candidatos passaram pelo critério de análise de currículo. Além de ter nacionalidade brasileira e estar regularmente matriculado em um curso de nível superior, o estudante precisava apresentar nota acima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); comprovar proficiência em língua inglesa; e ter cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da formação superior atual.

Para mais informações, confira o site do PQI.  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página